Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93670
Title: O ensino em Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento no Brasil e em Portugal: Uma análise comparada
Other Titles: Teaching in Information Management and Knowledge Management in Brazil and Portugal: A Comparative Analysis
Authors: Senso, Ana Rita Afonso
Orientador: Freitas, Maria Cristina Vieira de
Keywords: Gestão da Informação; Gestão do Conhecimento; Ciência da Informação; Brasil; Portugal; Information Management; Knowledge management; Information Science; Brazil; Portugal
Issue Date: 30-Dec-2020
Serial title, monograph or event: O ensino em Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento no Brasil e em Portugal: Uma análise comparada
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: A era da informação e do conhecimento apresenta uma sociedade onde o crescimento do volume de informação/dados é notório e agora no século XXI encontramo-nos perante um desenvolvimento sem limites da ciência e da tecnologia, fomentando novas necessidades e novas atitudes e no meio de tantas evoluções tecnológicas entra a relação entre informação e conhecimento, pois a informação não serve se não for transformada em conhecimento. Com isso, surge a Gestão da Informação (GI) e a Gestão do Conhecimento (GC) que são considerados processos complementares e esta dissertação tem o intuito de abordar esses termos com o foco virado para o ensino, ou seja, verificar como se inserem e aparecem nos programas/planos das unidades curriculares em vigor, respetivos ao ano letivo 2019/2020, nomeadamente na área da Ciência da Informação (CI) e da própria Gestão da Informação, tanto a nível nacional como internacional, isto é, nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e de Portugal, com o enfoque nos cursos de 1º ciclo. Para concretizar as metas delineadas, este trabalho foi divido em duas partes. A primeira parte foca no enquadramento teórico, através do método de revisão bibliográfica, onde se conceitualiza a GI e a GC, os objetivos e as caraterísticas de cada uma, as suas origens dentro e fora da área da CI e a relação existente entre ambas. A segunda parte apresenta um estudo de caso comparativo, que passou por demonstrar a oferta formativa dos cursos de 1º ciclo em CI e em GI, do ano letivo 2019/2020, no Brasil e em Portugal e analisar os programas/planos de unidades curriculares, com o objetivo de identificar similaridades e divergências, identificar as áreas de conhecimento de cada uma das disciplinas, identificar as disciplinas comuns aos vários cursos de GI e de CI nas várias IES do Brasil e Portugal e disciplinas com terminologias distintas que abordam conteúdos de GC dentro dos mesmos. As conclusões do estudo, revelam que tanto no Brasil como em Portugal não encontramos um número substantivo de IES (9) diretamente relacionadas com o objeto de estudo, o número de cursos de GI (5) e de CI (4) encontrados também foi reduzido, quanto às áreas de conhecimento, no Brasil (10) foi identificado um número superior comparativamente a Portugal (7) e relativo às disciplinas comuns e às abordagens de GC, o Brasil apresentou igualmente um número mais elevado relativamente a Portugal.
The era of information and knowledge presents a society where the growth of the volume of information / data is notorious and now in the 21st century we are faced with an unlimited development of science and technology, fostering new needs and new attitudes and in the midst of so many technological evolutions enter the relationship between information and knowledge, because information doesn’t serve if it isn’t transformed into knowledge. With this, Information Management (IM) and Knowledge Management (KM) appear, which are considered complementary processes and this dissertation aims to address these terms with a focus on teaching, that is, to verify how they are inserted and appear in the curricular units' programs / plans in force, corresponding to the academic year 2019/2020, namely in the area of Information Science and Information Management itself, both nationally and internationally, that is, in Higher Education Institutions (HEIs) from Brazil and Portugal, with a focus on 1st cycle courses. To achieve the goals outlined, this work was divided into two parts. The first part focuses on the theoretical framework, using the bibliographic review method, where IM and KM are conceptualized, the objectives and characteristics of each, their origins inside and outside the Information Science area and the relationship between them. The second part presents a comparative case study, which went through demonstrating the training offer of the 1st cycle courses in Information Science and IM, of the academic year 2019/2020, in Brazil and Portugal and analyzing the programs / plans of curricular units, with the objective of identifying similarities and divergences, identifying the areas of knowledge of each of the disciplines, identifying the disciplines common to the various IM and Information Science courses in the various HEIs in Brazil and Portugal and disciplines with different terminologies that address KM contents within of the same. The conclusions of the study reveal that both in Brazil and in Portugal we didn’t find a substantial number of HEIs (9) directly related to the object of study, the number of IM (5) and Information Science (4) courses found was also reduced, in terms of areas of knowledge, in Brazil (10) a higher number was identified compared to Portugal (7) and related to common disciplines and KM approaches, Brazil also presented a higher number in relation to Portugal.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93670
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
AnaSenso_versaofinal.pdf5.08 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

5
checked on Apr 9, 2021

Download(s)

3
checked on Apr 9, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons