Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93491
Título: Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos com Secundário José Falcão, em Miranda do Corvo, junto da turma D do 7º ano, no ano letivo 2018/2019 - Estudo comparativo dos níveis de aptidão física obtidos através da bateria de testes FITescola dos alunos com e sem prática de atividades físicas extracurriculares
Outros títulos: Report of Internship developed at the Elementary School 2nd and 3rd Cycles with Secondary José Falcão, in Miranda do Corvo, next to class D of the 7th year of schooling, in the academic year of 2018/2019 - Comparative study of the levels of physical fitness obtained through the battery of tests FITescola of students with and without the practice of extracurricular physical activities
Autor: Torres, Miguel Ângelo Medina
Orientador: Martins, Raúl Agostinho Simões
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Processo ensino-aprendizagem; Aptidão Física; Atividade Física; Teacher Training; Physical Education; Teaching-learning process; Physical fitness; Physical activity
Data: 15-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos com Secundário José Falcão, em Miranda do Corvo, junto da turma D do 7º ano, no ano letivo 2018/2019 - Estudo comparativo dos níveis de aptidão física obtidos através da bateria de testes FITescola dos alunos com e sem prática de atividades físicas extracurriculares
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: The Internship Report appears in the scope of the Teacher Training belonging to the Master's Degree in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Teachings (MEEFEBS) of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education (FCDEF) of the University of Coimbra (UC).The Teacher Training was held at the Elementary School 2nd and 3rd Cycles with Secondary José Falcão, in Miranda do Corvo, in the academic year of 2018/2019, next to class D of the 7th year of schooling. It marks the end of a cycle of studies, as well as a stage and its main objective is to make the student, in the role of trainee, acquire and improve their capacities, which can go from a more theoretical and training context, to a more practical and identical context to the reality.The report is divided into three key parts organised in chapters. In chapter I, the contextualization of the practice developed, in chapter II a reflexive analysis is carried out on the pedagogical practice and finally, in chapter III is analysed and deepened the Problem Theme: “Comparative study of the levels of physical fitness obtained through the battery of tests FITescola of students with and without the practice of extracurricular physical activities.” The main objective of the study is to evaluate the levels of physical fitness of children and adolescents aged 11 to 14 years, establishing a comparison between those who practice physical activity only through the discipline of Physical Education and those who, in addition to this, perform extracurricular physical activities.
O Relatório de Estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico pertencente ao Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra (UC). O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica 2º e 3º Ciclos com Secundário José Falcão, em Miranda do Corvo, no ano letivo de 2018/2019, junto da turma D do 7º ano de escolaridade. Assinala o final de um ciclo de estudos, assim como de uma etapa e o seu principal objetivo é fazer com que o aluno, no papel de estagiário, adquira e melhore as suas capacidades, que consiga passar de um contexto mais teórico e de treino, para um contexto mais prático e idêntico à realidade.O relatório está dividido em três partes fundamentais organizadas em capítulos. No capítulo I é realizada a contextualização da prática desenvolvida, no capítulo II é realizada uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e por fim, no capítulo III é analisado e aprofundado o Tema-Problema: “Estudo comparativo dos níveis de aptidão física obtidos através da bateria de testes FITescola dos alunos com e sem prática de atividades físicas extracurriculares”. O estudo tem como principal objetivo avaliar os níveis de aptidão física de crianças e jovens dos 11 aos 14 anos, estabelecendo uma comparação entre aqueles que praticam atividade física somente através da disciplina de Educação Física e os que, para além desta realizam atividades físicas extracurriculares.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93491
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_ Estg1819_Miguel_Torres.pdf1.58 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

246
Visto em 23/abr/2024

Downloads

260
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons