Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93490
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA, JUNTO DA TURMA DO 7.º E NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Other Titles: PEDAGOGICAL STAGE REPORT, DEVELOPED IN THE MARQUES BASIC SCHOOL OF MARIALVA, TO THE CLASS OF THE 7TH AND THE YEAR 2018/2019
Authors: Rodrigues, Frederico Emanuel Simões
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física. .; Encarregados de Educação.; (In)disciplina.; Professores; Estágio Pedagógico.; Physical Education; Parents.; (In)discipline; Teachers; Teacher Training,
Issue Date: 18-Oct-2019
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA, JUNTO DA TURMA DO 7.º E NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Relatório Final de Estágio, está inserido no quarto semestre do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica Marquês de Marialva, junto da turma do 7.º E, no ano letivo de 2018/2019. Desta forma fomos tendo um contato real do que é ser docente de Educação Física.Com o desenrolar do Estágio Pedagógico, fomos adquirindo várias conceções e ideologias que serão as mais corretas para o desenvolvimento curricular e para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.Uma breve reflexão deste Estágio foi a experiência vivenciada ao longo de todo o ano letivo, que nos promoveu novos saberes e práticas que foram adquiridos através de conhecimentos teóricos e aplicados na prática educativa.O documento encontra-se dividido nos seguintes capítulos: - contextualização da prática desenvolvida ao longo do desenvolvimento do Estágio; - análise refletiva sobre a prática pedagógica, reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, e por último, o aprofundamento do tema/problema (AT/P), (In) disciplina em contexto escolar do Concelho de Cantanhede: perceção sobre conceitos, atitudes e práticas de (in) disciplina dos Professores Educação de Física e dos Encarregados de Educação dos respetivos alunos.A conclusão que se chega, é que existiu diferenças significativas entre as perceções dos professores e dos encarregados de educação no que toca às conceções da disciplina e no que toca a fatores de indisciplina, sendo que os docentes referem que os fatores de indisciplina provêm do exterior para dentro das escolas ao contrário dos encarregados de educação que focalizam esses fatores nas escolas e nos professores.
The Final Report of Teacher Training is inserted in the second semester of the second year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sciences of Sport and Physical Education of the University of Coimbra. However, the Pedagogical Stage took place at the Marquês de Marialva Basic School, with the 7th grade class, in the 2018/2019 school year. In this way we will have a real contact with what it is to be a Physical Education teacher.With the development of the Teacher Training, we acquire several concepts and ideologies that will be the most correct for curricular development and for the success of the teaching-learning process.A brief reflection of this Teacher Training is the experience lived throughout the school year, promoting new knowledge and practices that were acquired through theoretical knowledge and applied in educational practice.The document is divided in the following chapters: -contextualization of the developed practice the development of the Stage;-reflective analysis on the pedagogical practice, critical reflection on the pedagogical practices developed, and finally, the deepening of the theme / problem (AT/P), "(In)discipline in school context in the municipality of Cantanhede: perception about concepts, attitudes and practices of (in) discipline of the Physical Education Teachers and Guardians of the respective students”, in which it is concluded that there are significant differences between the perceptions of teachers and parents in regard to the conceptions of the discipline and as regards factors of indiscipline, with teachers reporting that the factors of indiscipline come from the outside into the schools unlike those in charge of education who focus these factors on schools and teachers.in which it is concluded.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/93490
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg_1819_Frederico_Rodrigues.pdf7.31 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

7
checked on Jul 23, 2021

Download(s)

10
checked on Jul 23, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons