Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93490
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorRodrigues, Frederico Emanuel Simões-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:06:19Z-
dc.date.available2021-03-16T23:06:19Z-
dc.date.issued2019-10-18-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93490-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Relatório Final de Estágio, está inserido no quarto semestre do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica Marquês de Marialva, junto da turma do 7.º E, no ano letivo de 2018/2019. Desta forma fomos tendo um contato real do que é ser docente de Educação Física.Com o desenrolar do Estágio Pedagógico, fomos adquirindo várias conceções e ideologias que serão as mais corretas para o desenvolvimento curricular e para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.Uma breve reflexão deste Estágio foi a experiência vivenciada ao longo de todo o ano letivo, que nos promoveu novos saberes e práticas que foram adquiridos através de conhecimentos teóricos e aplicados na prática educativa.O documento encontra-se dividido nos seguintes capítulos: - contextualização da prática desenvolvida ao longo do desenvolvimento do Estágio; - análise refletiva sobre a prática pedagógica, reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, e por último, o aprofundamento do tema/problema (AT/P), (In) disciplina em contexto escolar do Concelho de Cantanhede: perceção sobre conceitos, atitudes e práticas de (in) disciplina dos Professores Educação de Física e dos Encarregados de Educação dos respetivos alunos.A conclusão que se chega, é que existiu diferenças significativas entre as perceções dos professores e dos encarregados de educação no que toca às conceções da disciplina e no que toca a fatores de indisciplina, sendo que os docentes referem que os fatores de indisciplina provêm do exterior para dentro das escolas ao contrário dos encarregados de educação que focalizam esses fatores nas escolas e nos professores.por
dc.description.abstractThe Final Report of Teacher Training is inserted in the second semester of the second year of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sciences of Sport and Physical Education of the University of Coimbra. However, the Pedagogical Stage took place at the Marquês de Marialva Basic School, with the 7th grade class, in the 2018/2019 school year. In this way we will have a real contact with what it is to be a Physical Education teacher.With the development of the Teacher Training, we acquire several concepts and ideologies that will be the most correct for curricular development and for the success of the teaching-learning process.A brief reflection of this Teacher Training is the experience lived throughout the school year, promoting new knowledge and practices that were acquired through theoretical knowledge and applied in educational practice.The document is divided in the following chapters: -contextualization of the developed practice the development of the Stage;-reflective analysis on the pedagogical practice, critical reflection on the pedagogical practices developed, and finally, the deepening of the theme / problem (AT/P), "(In)discipline in school context in the municipality of Cantanhede: perception about concepts, attitudes and practices of (in) discipline of the Physical Education Teachers and Guardians of the respective students”, in which it is concluded that there are significant differences between the perceptions of teachers and parents in regard to the conceptions of the discipline and as regards factors of indiscipline, with teachers reporting that the factors of indiscipline come from the outside into the schools unlike those in charge of education who focus these factors on schools and teachers.in which it is concluded.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Física. .por
dc.subjectEncarregados de Educação.por
dc.subject(In)disciplina.por
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEstágio Pedagógico.por
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectParents.eng
dc.subject(In)disciplineeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectTeacher Training,eng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA, JUNTO DA TURMA DO 7.º E NO ANO LETIVO DE 2018/2019por
dc.title.alternativePEDAGOGICAL STAGE REPORT, DEVELOPED IN THE MARQUES BASIC SCHOOL OF MARIALVA, TO THE CLASS OF THE 7TH AND THE YEAR 2018/2019eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA, JUNTO DA TURMA DO 7.º E NO ANO LETIVO DE 2018/2019por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673405-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, Frederico Emanuel Simões::0000-0003-1547-771X-
uc.degree.classification11-
uc.degree.presidentejuriRamos, Susana Isabel Vicente-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.degree.elementojuriNogueira, João Paulo-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg_1819_Frederico_Rodrigues.pdf7.31 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

10
checked on Sep 17, 2021

Download(s)

12
checked on Sep 17, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons