Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93485
Título: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
Outros títulos: Teacher Training Report developed at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, with the 10th B class in the leading year of 2018/2019
Autor: Moreira, João Pedro Mendes Salgado
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Palavras-chave: Educação Física; Docente; Prática Desportiva; Processo de Ensino-aprendizagem; Reflexão.; Physical Education; Teacher; Sports practice; Teaching-Learning Process; Reflection
Data: 12-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, junto da turma do 10º B no ano letivo de 2018/2019
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: O relatório de estágio pedagógico é o culminar de um ano de trabalho e dedicação à arte de ensino. Este documento emerge da atuação junto de uma turma e da reflexão sobre essa prática por modo a alcançar o esplendor da educação. O estágio pedagógico foi o momento de aplicação, em contexto real, da teoria e metodologia apreendida durante a formação. Assim, representa um momento ímpar para a implementação de estratégias inovadoras, nas quais podemos e devemos correr riscos por forma a maximizar as aprendizagens, não só dos alunos, como de nós enquanto futuros docentes.Desta forma, o estágio pedagógico realizou-se na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, no ano letivo de 2018/2019, junto da turma do 10º B. Assim, foi com esta turma que as aprendizagens adquiridas ganharam forma e moldaram-se a este contexto específico.Durante todo o ano foram realizadas diversas tarefas de índole da docência que merecem reflexão e consequente avaliação da aplicação. Desta forma, o presente documento pretende expor, de forma sumária, as tarefas desenvolvidas no estágio. Como tal são reportadas as quatro grandes áreas do estágio: área 1) tarefas de ensino aprendizagem; área 2) tarefas de organização e gestão escolar; área 3) projeto e parcerias educativas e por fim, mas não menos importante, a área 4) atitude ético-profissional. É ainda apresentado o aprofundamento do tema-problema, no qual é realizado um estudo com o tema “Relação entre a prática de atividade físico-desportiva e o aproveitamento escolar dos alunos”, aplicado a uma população amostral da mesma escola.
This report is the culmination of a year of work and dedication to the art of teaching. This document emerges from working along with a class and from the reflection about this practice in order to achieve the splendor of education.The teacher training was the moment of application, in real context, of the theory and methodology learned during academic formation. Therefore, it represents an unparalleled moment for the implementation of innovative strategies, in which we can and should take risks in order to maximize the learning, not only of the students, but also of us as future teachers.In this way, the pedagogical internship was carried out in the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, in the 2018/2019 school year, along with the 10th B class. Thus, it was with this class that the acquired learning gained shape and mold itself to this specific context.Throughout the year several tasks of a teaching nature that deserve reflection and a consequent evaluation of the application were performed. In this way, the present document intends to expose, in a summary way, the tasks developed during the internship. As such, are reported the four major areas of the internship: area 1) learning-teaching tasks; area 2) school organization and management tasks; area 3) project and educational partnerships and last, but not least, area 4) ethical-professional attitude.It is also presented the deepening of the problem-theme, in which a study is carried out with the theme "Relationship between the practice of physical-sport activity and the academic achievement of the students", applied to a sample population of the same school.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93485
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio_João Moreira.pdf1.68 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

53
Visto em 23/abr/2024

Downloads

67
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons