Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93478
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede, junto da turma 8ºLF2, no ano letivo 2018/2019
Outros títulos: PEDAGOGICAL TEACHER TRAINING DEVELOPED AT The "ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA", CANTANHEDE, NEXT TO CLASS 8 º LF2, IN the ACADEMIC YEAR 2018/2019
Autor: Craveiro, Juliana Gomes
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Educação Física; Mestrado; Ensino; Physical Education; Masters; Teaching
Data: 9-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, CANTANHEDE, JUNTO DA TURMA 8ºLF2, NO ANO LETIVO 2018/2019
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: Este Relatório de Estágio inclui o meu trabalho realizado ao longo deste ano letivo, 2018/2019 no Estágio Pedagógico e que teve a orientação da Profª Doutora Elsa Ribeiro. Este Estágio Pedagógico foi desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria – Cantanhede, sobre a orientação do Drº João Paulo Nogueira. Este relatório está dividido em duas partes distintas. Uma primeira parte onde são tratados assuntos como i) expetativas inicias; ii) caracterização do meio; iii) análise reflexiva da prática pedagógica; iv) projetos e parcerias; v) organização e administração escolar vi) aprendizagens adquiridas; vii) dificuldades superadas; entre outros temas relacionados. Uma segunda parte onde será exposto o tema/problema. Para além da análise e reflexão da prática pedagógica foi realizado no terreno um estudo que compara a perceção dos professores com a perceção dos assistentes operacionais acerca da indisciplina em contexto escolar no concelho de Cantanhede. Este estudo apresenta i) a pertinência do estudo; ii) o enquadramento teórico; iii) a formulação de problemas e os seus objetivos; iv) a metodologia utilizada; e v) o tratamento de dados, a sua discussão e conclusões. As tarefas de ensino-aprendizagem tiveram por base o trabalho desenvolvido com a turma 8ºLF2, que inicialmente era constituída por 23 alunos e o seu número nunca foi constante até ao último período escolar, que terminou com 26 alunos. Lecionámos aulas a um ciclo de ensino diferente, no nosso caso foi ao 11º ano, uma turma da responsabilidade do Drº João Paulo Nogueira com 14 alunos.
This Internship Report includes, my work carried out thoughout this school year (2018/2019), in this Training Teacher with the guidance of “Doutora Elsa Ribeiro”.This Trainig Teacher was developed at the “Escola Secundária Lima-de-Faria – Cantanhede”, with the guidance of “Drº João Paulo Nogueira”.This repor tis divided into two distinct parts. A first part where will be presented topics such as i) initial expectations; ii) chatecterization of the envorement; iii) reflexive analysis of pedagogical practice; iv) projects and partnerships; v) school organization and administration vi) acquired learnig; vii) overcome difficulties; among other related topics. A second part where the theme/problema will be exposed.It was developed in the field, in addition to the teaching-learning tasks, a case study that compares teachers' perception with the perception of the operational assistants about the indiscipline in school context in the municipality of Cantanhede. This study presents i) the relevance of the study; ii) the theoretical framework; iii) the formulation of problems and their objectives; iv) the methodology used; and v) the processing of data, its discussion ans conclusions. The tasks of teaching-learning were based on the work developed with the class 8ºLF2, which initially consisted of 23 students and their number was never constant until the last school term, which ended with 26 students. We taught classes in a diferente teaghing cycle, in our case it was the 11th year with 14 students, a class of responsability of “Drº João Paulo Nogueira”.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93478
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1819_Juliana_Craveiro.pdf2.15 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

43
Visto em 23/abr/2024

Downloads

33
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons