Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93474
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dc.contributor.advisorGaspar, Pedro Miguel Pereira-
dc.contributor.authorDescamps, Gaston-
dc.date.accessioned2021-03-16T23:00:35Z-
dc.date.available2021-03-16T23:00:35Z-
dc.date.issued2020-07-28-
dc.date.submitted2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93474-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractThis qualitative study was made over a time rage of 9 months, including two cycles, one of 8 weeks and one of 4 months, with the same sample. Participants, at the number of 9 for the first cycle and 8 for the second (one left), have all Autistic Spectrum Disorder, once a week a session of Meditation, constituted of Mindfulness exercises and mantras exercises was made in the centre were the sample was studying. Participants have 21.5 years old in average (4.37± SD) one is a women, the others are all man. The participants were all invited to practice at home the different exercises, when waking up and before to sleep, approximately 15 minutes. We notices by making qualitative interviews at the end of both cycles, with the participants, their families and staff members of the centre, that the one who had the better program addhesion, by practicing at home,they were five in total, were the ones more susceptible to obtain results, in stress and anxiety reduction, increase of concentration and better emotional control. From fieldnotes interviews, we observed a better class mood environment and by comparing our sample with a second one during the second cycle, we realized how the participants improved in the technicity of the practice and were not beginners at the end. We suppose that family interest in the practice had an impact on the addhesion on the participant program and by consequence on better results. For future studies it would be interesting to include families in an introductive program, which we suppose would encourage the participants to practice more at home.eng
dc.description.abstractEste estudo qualitativo foi realizado com duração de 9 meses, incluindo dois ciclos, um de 8 semanas e um de 4 meses, com a mesma amostra. Os participantes, no número 9 no primeiro ciclo e 8 no segundo (um deixou o grupo), têm todos os Transtornos do Espectro Autista, uma vez por semana, uma sessão de Meditação, constituída de exercícios de Mindfulness e exercícios de mantras no centro foram realizadas onde que os participantes estavam estudando. Os participantes têm 21,5 (4.37± DP) anos, uma é mulher, os outros são todos homens. Todos os participantes foram convidados a praticar em casa os diferentes exercícios, ao acordar e antes de dormir, aproximadamente 15 minutos. Observamos, por meio de entrevistas qualitativas, no final dos dois ciclos, com os participantes, suas famílias e funcionários do centro, que quem teve a melhor adesão ao programa, praticando em casa, eram cinco no total, eram os mais suscetíveis a obter resultados, em redução de estresse e ansiedade, aumento da concentração e melhor controle emocional. A partir de entrevistas em notas de campo, observamos um ambiente de humor de classe melhor e, comparando nossa amostra com uma segunda durante o segundo ciclo, percebemos como os participantes melhoraram a tecnicidade da prática e não eram iniciantes no final. Supomos que o interesse da família na prática tenha impactado a adesão ao programa participante e, consequentemente, melhores resultados. Para estudos futuros, seria interessante incluir famílias em um programa introdutório, o que supomos encorajaria os participantes a praticar mais em casa.por
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjectMeditaçãopor
dc.subjectAutistic Spectrum Disordereng
dc.subjectMeditationeng
dc.titleMeditation practice effects in subject with Autistic Spectrum Disordereng
dc.title.alternativeEfeitos da prática da meditação em indivíduos com Transtorno do Espectro Autísticopor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAPPDA Coimbra-
degois.publication.titleMeditation practice effects in subject with Autistic Spectrum Disordereng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202673766-
thesis.degree.disciplineNecessidades Educativas Especiais-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDescamps, Gaston::0000-0003-0706-9054-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCampos, Maria João Carvalheiro-
uc.degree.elementojuriLourenço, Carla Cristina Vieira-
uc.degree.elementojuriGaspar, Pedro Miguel Pereira-
uc.contributor.advisorGaspar, Pedro Miguel Pereira-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1en-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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