Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93460
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 10ºA no ano letivo 2018/2019
Other Titles: STAGE REPORT DEVOLEPED ALONG THE LAST ACADEMIC YEAR (2018/2019) DURING THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP CARRIED OUT AT QUINTA DAS FLORES ElEMENTARY AND SECONDARY SCHOOL, WITH THE 10th A CLASS
Authors: Reis, Fábio Carvalho
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Processo ensino aprendizagem; Sucesso educativo; Reflexão; Atividade físico-desportiva; Profissionalismo; Teaching-learning process;; Educational success; Reflection; Physical-sports activity; Professionalism
Issue Date: 4-Oct-2019
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES JUNTO DA TURMA DO 10ºA NO ANO LETIVO 2018/2019
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: The following internship report emerged in the context of the master’s degree in Physical Education Teaching in the Elementary and Secondary Cycles of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The Pedagogical Internship is presented as the last stage of the physical education (PE) teacher, where the intern professor has the possibility to apply in real context all the knowledge acquired along his/her academic career, besides having the possibility to perform all the tasks that are inherent to the teaching process. Thereby, this report results from the work developed along the last academic year (2018/2019) during the Pedagogical Internship carried out at Quinta das Flores Elementary and Secondary School, with the 10th A class of the Science and Technology course. As mentioned before, the Pedagogical Internship is the last stage of the academic path related to the education of the PE teacher, intended to sharpen our knowledges and increased our range of skills, becoming crucial to deeply reflect on them. Therefore, the following report intends to describe all the activities and tasks performed, as well as make a reflection to present the lessons learned. Hence, this report is divided in three chapters. The first chapter introduces a practice contextualization, which includes a characterization of the school, the PE Disciplinary Group and the 10th class. The second part of this work subsists on a reflective analysis of the teaching-learning process management (acting in the dimensions of pedagogical intervention, evaluation process, etc.), as well as all the tasks performed throughout the internship. Finally, the third chapter explore the problematic of “The physical sports activity of parents and children and the achievement in Physical Education”.
O presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação de Física nos Ciclos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa de formação do docente de Educação Física (EF), onde o professor estagiário tem a possibilidade de aplicar em contexto real todos os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico, exercendo todas as tarefas que são inerentes ao exercício da docência. O relatório apresentado deriva do trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo 2018/2019, com a turma do 10ºA pertencente ao curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias. Como referido anteriormente, o Estágio Pedagógico constitui a última etapa do percurso académico relativo à formação do professor de EF, onde aprendemos muito e aumentamos o nosso leque de competências, tornando-se crucial refletir de uma forma profunda acerca das mesmas. Assim, com este documento pretendo descrever todas as atividades e tarefas desenvolvidas, bem como efetuar uma reflexão acerca das mesmas de modo a apresentar as aprendizagens alcançadas. Este relatório encontra-se então dividido em três capítulos. O primeiro diz respeito a uma contextualização da prática, que engloba a caracterização da escola, do Grupo Disciplinar de Educação Física e da turma do 10ºA. O segundo subsiste na análise reflexiva da gestão efetuada em termos do processo ensino aprendizagem (atuação nas dimensões de intervenção pedagógica, processo avaliativo, etc), bem como de todas as tarefas efetuadas ao longo do estágio. Por último, o terceiro capítulo é o aprofundamento de um Tema-Problema, que consiste num estudo relativo à " prática de atividade físico-desportiva e ao aproveitamento em Educação Física”.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93460
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO DE ESTÁGIO - FÁBIO REIS.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

57
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

75
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons