Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93447
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Other Titles: PEDAGOGICAL TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE GROUP OF MARINHA GRANDE ENENTED SCHOOLS (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) TOGETHER OF THE 11th G CLASS IN 2018/2019
Authors: Silva, Joaquim Esperança da
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino Diferenciado; Planeamento e Avaliação; Reflexão; Pedagogical Internship; Physical Education; Differentiated Teaching; Planning and Evaluation; Reflection
Issue Date: 4-Oct-2019
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado numa turma do Secundário durante o ano letivo 2018/2019.Pretendemos, no presente documento descrever e refletir sobre cada uma das áreas constituintes do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (UC), realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte da Marinha Grande, junto da Turma G, do 11.º ano de escolaridade. A estrutura do relatório encontra-se dividida em quatro capítulos: Contextualização da prática desenvolvida; Análise reflexiva sobre a prática pedagógica; Aprofundamento do tema/problema sobre o ensino diferenciado e Considerações finais. O primeiro capítulo refere-se à Contextualização da prática desenvolvida no Estágio Pedagógico, onde apresentamos as expetativas iniciais, o projeto formativo e a caraterização do contexto. No capítulo dois, Análise reflexiva sobre a prática pedagógica, analisamos as práticas de ensino realizadas ao longo do ano letivo, onde refletimos acerca da nossa intervenção pedagógica e participação nas diferentes atividades de estágio. No terceiro capítulo, intitulado Aprofundamento do tema/problema, procuramos perceber a importância dada, na perspetiva dos alunos, às práticas de ensino diferenciado, na disciplina de Educação Física. Da análise dos resultados verificamos que os alunos percecionaram como positivas e motivadoras as situações de ensino diferenciado nas três Unidades Didáticas lecionadas. O quarto capítulo apresentamos as Reflexões finais sobre o trabalho realizado no Estágio Pedagógico, respondendo aos objetivos definidos e apresentando um balanço que resulta do nosso desempenho no Relatório e no Estágio Pedagógico.
The Internship Report is the culmination of a training stage developed within the Pedagogical Internship carried out in a Secondary class during the 2018/2019 school year.We intend, in this document, to describe and reflect on each of the constituent areas of the Pedagogical Internship of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education (UC), held at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte da Marinha Grande, with class G, of the 11th grade.The structure of the report is divided into four chapters: Contextualization of the practice developed; Reflective analysis on pedagogical practice; Deepening the theme / problem on differentiated teaching and Final considerations.The first chapter refers to the Contextualization of the practice developed in the Pedagogical Internship, where we present the initial expectations, the formative project and the characterization of the context.In chapter two, Reflective analysis on pedagogical practice, we analyze the teaching practices carried out throughout the school year, where we reflect on our pedagogical intervention and participation in the different internship activities.In the third chapter, entitled Deepening the theme / problem, we try to understand the importance given to the practices of differentiated teaching in the discipline of Physical Education. From the analysis of the results we verified that the students perceived as positive and motivating the situations of differentiated teaching in the three Teaching Units taught.The fourth chapter presents the final reflections on the work accomplished in the Pedagogical Internship, responding to the defined objectives and presenting a balance that results from our performance in the Report and in the Pedagogical Internship.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93447
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg_2019_Joaquim_Silva.pdf11.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

77
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

225
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons