Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93444
Title: Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019
Other Titles: Internship Report Developed at Escola Basic 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Next to Class A of 10th Year in the Academic Year of 2018/2019
Authors: Dias, Vítor José Santos
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Educação Física; Processo de Ensino-Aprendizagem; Intervenção Pedagógica; Exercício Físico; Motivação; Physical Education; Teaching-Learning Process; Pedagogical Intervention; Physical Exercise; Motivation
Issue Date: 12-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma A do 10.º Ano no Ano Letivo de 2018/2019
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Relatório de Estágio Pedagógico, correspondente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Esta unidade curricular tem como objetivo descrever e refletir acerca das atividades desenvolvidas bem como de todo o processo de ensino-aprendizagem que decorreu ao longo da nossa intervenção pedagógica, no ano letivo de 2018/2019, inserida na Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos em Vila Nova de Poiares, junto da turma A, correspondente ao 10.º ano. Assim sendo, este relatório contempla todas as tarefas inerentes ao processo de estágio, estando estruturado tendo como base cinco partes fundamentais. Desta forma, tem início com uma primeira parte que engloba a introdução, onde procuramos dar início ao trabalho, fazendo uma breve apresentação do mesmo, dando igualmente a conhecer a sua estrutura global. De seguida surge uma segunda parte, relativa à contextualização da prática desenvolvida, onde é feita referência às expectativas iniciais, ao projeto formativo bem como realizada uma caracterização do local de estágio. Prosseguindo, numa terceira parte é realizada uma análise reflexiva acerca da prática pedagógica, tendo em consideração diferentes pontos, neste caso o planeamento, a realização e a avaliação. Seguidamente surge uma quarta parte, esta que integra o aprofundamento do Tema-Problema, tendo como título: “A motivação para a prática de atividade físico-desportiva nos alunos dos ensinos básico e secundário”, um estudo desenvolvido no local do estágio e que abrangeu diferentes turmas do ensino básico e secundário da respetiva escola. Por fim, surge uma quinta parte, onde procuramos enaltecer algumas considerações finais acerca de todo o processo.
This internship report is part of the Curricular Unit of the Pedagogical Internship Report, corresponding to 2. year of the master’s degree in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Teachings of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This curricular unit aims to describe and reflect on the activities developed as well as the entire teaching-learning process that took place during our pedagogical intervention, in the year of 2018/2019, inserted in the basic school 2/3 S. Dr. Daniel de Matos in Vila Nova de Poiares, next to Class A, corresponding to 10. year. Thus, this report contemplates all the tasks inherent in the internship process, being structured based on five fundamental parts. In this way, it begins with a first part that encompasses the introduction, where we seek to start the work, making a brief presentation of it, also giving to know its global structure. Next comes a second part, concerning the contextualization of the practice developed, where it is made reference to the initial expectations, the formative project as well as performed a characterization of the internship site. In a third part, a reflexive analysis of pedagogical practice is carried out, taking into consideration different points, in this case planning, realization and evaluation. Then comes a fourth part, which integrates the deepening of the problem theme, having as title: "The motivation for the practice of physical-sports activity in students of basic and secondary teachings ", a study developed at the site of the internship and that different classes of primary and secondary school. Finally, a fifth part arises, where we seek to enhance the final considerations about the whole process.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/93444
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio.pdf4.27 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

53
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

87
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons