Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93402
Título: O desenvolvimento da empatia histórica em alunos do 7º ano do 3º ciclo do Ensino Básico
Outros títulos: The evolution of Historical Empathy in 7th Grade Students
Autor: Almeida, Cristiana Salomé Teixeira
Orientador: Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Palavras-chave: Educação Histórica; Compreensão Histórica; Empatia Histórica; História; Ensino da História; Historical Education; Historical understanding; Historical empathy; History; Teaching History
Data: 14-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: O desenvolvimento da empatia histórica em alunos do 7º ano do 3º ciclo do Ensino Básico
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A área da Educação Histórica em Portugal tem despertado interesse de investigadores. Estes investigadores destacam a importância da empatia histórica nos professores e alunos. Para isso, os professores devem adotar nas suas aulas estratégias e recursos didáticos que motivem os discentes e auxiliem a compreensão histórica dos alunos. Numa sociedade cada vez mais complexa, multicultural e global, a função do professor é também preparar os jovens para os desafios que enfrentarão no futuro. A empatia histórica é a capacidade cognitiva e afetiva de nos colocarmos no lugar do outro sem nos desviarmos do nosso caminho, do nosso lugar. Não sendo um talento, um dom, os alunos têm de trabalhar esta capacidade para ficarem mais predispostos a pensarem e compreenderem historicamente. É o trabalho do pensamento dos alunos, como uma espécie de treino. Assim, realizámos um estudo com uma turma do 7º ano da Escola E.B. 2,3 – Inês de Castro durante o ano letivo de 2018/2019. Com este estudo pretendíamos saber que níveis de empatia os alunos eram capazes de atingir num ano letivo e se há relação entre os níveis de empatia histórica alcançados e os resultados escolares dos alunos na disciplina. Então foram realizadas quatro atividades ao longo do ano letivo, sendo a maioria dos resultados recolhidos por respostas a questionários, onde os alunos se colocaram no lugar do ator histórico.O estudo realizado revelou que a empatia histórica é importante para melhorar a compreensão histórica dos alunos e, que, os alunos que alcançam níveis de empatia mais sofisticados, têm melhores resultados escolares na disciplina de História.
In Portugal, Historical Education has aroused interest of researchers. These researchers highlight the importance of historical empathy for teachers and students. Therefore, teachers should adopt strategies and didactic resources in their lessons that motivate students and help children’s historical understanding. In an increasingly complex, multicultural and global society, the teachers role is also to prepare young people for the challenges they will face in the future. Historical empathy is the cognitive and affective ability to put oneself in another's place without deviating from one's path. Not being a talent, a gift, students have to work on this ability to be more predisposed to thinking and understanding historically. It is the thinking work of the students, as a kind of training.So, we conducted a study with a 7th grade class from E.B. 2,3 School - Inês de Castro during the 2018/2019 school year. We intended to know what levels of empathy students were able to achieve in a school year and if there is a relation between the levels of historical empathy achieved and the students academic results in the subject. Then four activities were achieved throughout the school year. most of the results being collected by questionnaire responses, where students put themselves in the role of the historical actor.The research demonstrate that historical empathy is important for improving students' historical understanding and the students who achieve higher levels of empathy have better school results in the History subject.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93402
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
CristianaAlmeida_versaofinal.pdf2.81 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

762
Visto em 16/abr/2024

Downloads

323
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons