Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93388
Título: Trabalho em grupo no ensino de geografia. Aplicação aos riscos de cheia e inundação
Outros títulos: Group work in geography teaching. Flood risk application
Autor: Costa, Vera Lúcia Nogueira Morais Magalhães da
Orientador: Nunes, Adélia Jesus Nobre
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Ensino da Geografia; trabalho de grupo; debate; Riscos hidrológicos; Pedagogical Internship; Geography Teaching; group work; debate; Hydrological Risks
Data: 8-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Trabalho em grupo no ensino de geografia. Aplicação aos riscos de cheia e inundação
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente Relatório de Estágio constitui o trabalho final do Mestrado em Ensino da Geografia no 3ºciclo do ensino básico e secundário e tem como objetivo a descrição de todas as atividades e experiências vividas durante a prática letiva supervisionada (estágio pedagógico) realizado no Colégio de São Teotónio, numa turma de 9ºano no decurso do ano letivo de 2018/2019.O estágio pedagógico é realizado no segundo ano do mestrado em ensino, marcando a passagem de uma aprendizagem, essencialmente, teórica para uma transposição prática, onde é possível o professor estagiário colocar em prática tudo aquilo que aprendeu e continuar a aprender sobre todas as tarefas que são intrínsecas a um professor. No final deste período de estágio é fundamental a construção de uma reflexão crítica de todas as práticas pedagógicas adotadas, com particular ênfase para a que se apresenta neste relatório, sobre o tema A importância do trabalho de grupo na disciplina de geografia – aplicação à temática dos Riscos hidrológicos: cheias e inundações. Assim, o presente trabalho encontra-se divido em dois capítulos; o primeiro tem como objetivo relatar a experiência vivida no estágio pedagógico, a escola, as turmas, as aulas; o segundo capítulo é constituído por uma reflexão da prática pedagógica supervisionada, analisando a importância do trabalho de grupo na disciplina de Geografia, e um aprofundamento científico sobre o tema dos riscos hidrológicos: cheias e inundações. Neste trabalho procurou-se conciliar, da melhor forma possível, os conteúdos científicos com estratégias a utilizar em sala de aula, através do trabalho de grupo e debate, que será descrito neste relatório. O trabalho desenvolvido teve como objetivo concretizar uma prática pedagógica apropriada às necessidades da realidade educativa, utilizando estratégias e metodologias inclusivas e apropriadas a todos os alunos tendo como objetivo primordial a aprendizagem e a angariação de capacidades sociais, de pensamento crítico e de resolução de problemas por parte dos discentes.
This Internship Report is the final work of the Master in Geography Teaching in the 3rd cycle of basic and secondary education and aims to describe all the activities and experiences lived during the supervised teaching practice (pedagogical internship) held at Colégio de São Teotónio, in a 9th grade class during the 2018/2019 school year.The pedagogical internship is carried out in the second year of the master's degree in teaching, marking the transition from essentially theoretical learning to practical transposition, where it is possible for the trainee teacher to put into practice all that he has learned and to continue learning about all the tasks are intrinsic to a teacher.At the end of this internship period, it is essential to construct a critical reflection of all the pedagogical practices adopted, with particular emphasis on the one presented in this report, on the theme The importance of group work in the discipline of geography - application to the theme of Hydrological hazards: floods and floods. Thus, the present work is divided into two chapters; the first aims to report the experience lived in the pedagogical stage, the school, the classes, the classes; The second chapter consists of a reflection of supervised pedagogical practice, analyzing the importance of group work in the discipline of geography, and a scientific study on the subject of hydrological risks: floods and floods. In this work we tried to reconcile, as best as possible, the scientific contents with strategies to be used in the classroom, through group work and debate, which will be described in this report.The aim of this work was to realize a pedagogical practice appropriate to the needs of the educational reality, using inclusive strategies and methodologies appropriate to all students, with the primary objective of learning and raising social skills, critical thinking and problem solving by students.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93388
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
VeraCosta_versãofinal.pdf3.23 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons