Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93387
Title: O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate
Other Titles: Geography's role in promoting active citizenship: transport in Coimbra's region under debate
Authors: Vaz, Gonçalo Rebelo
Orientador: Rodrigues, Albano Augusto Figueiredo
Keywords: Ensino da Geografia; Prática Pedagógica Supervisionada; Trabalho Colaborativo; Debate em Sala de Aula; Geografia dos Transportes; Geography Teaching; Supervised Pedagogical Practice; Collaborative Work; Classroom Debate; Geography of Transport
Issue Date: 4-Oct-2019
Serial title, monograph or event: O papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debate
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo do estágio em ensino, integrado no Mestrado em Ensino de Geografia do 3º Ciclo e Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, no ano letivo de 2018/2019. Ao longo deste, além da apresentação das atividades letivas e extra letivas realizadas, é ainda apresentada uma proposta de estratégia de ensino dedicada à exploração da temática dos “transportes” no âmbito dos conteúdos do 11º ano de escolaridade, a qual está baseada na apresentação de propostas e debate de ideias entre os alunos. Além da apresentação da proposta, é ainda avaliada a sua implementação em situação real. A avaliação da estratégia baseou-se na aplicação de questionários, permitindo aos alunos avaliar vários aspetos relacionados com a sua implementação. A concretização desta estratégia foi facilitada pela excelente cooperação dos alunos, permitindo cumprir os objetivos inicialmente propostos. Destaca-se o facto de 95% dos jovens considerar que o debate em sala de aula é uma forma de valorizar várias disciplinas, entre elas a Geografia, devendo por isso ser mais vezes posto em prática, e ainda o facto de 82% dos alunos confirmar que o debate em sala de aula contribui para o reconhecimento de novas potencialidades para os transportes em Coimbra. Tendo por base estes e outros resultados presentes neste relatório, fica reforçada a ideia que os alunos se motivam com a utilização de estratégias de ensino diversificadas, nomeadamente as que envolvem a sua participação ativa, como é o caso do debate. Além de estimular a sua autonomia, permite ainda contribuir para consolidar os conhecimentos adquiridos e favorecer a sua aplicação para a resolução de problemas em contexto real.
This report presents the activities carried out during the teaching internship, integrated in the Master in Geography Teaching for the third cycle and secondary levels at Infanta Dona Maria Secondary School, in Coimbra, in the academic year 2018/2019. Besides the presentation of the curricular and extracurricular activities carried out, it is also presented a strategy dedicated to the exploration of the theme "transports" in the scope of the contents of the eleventh grade, which is based on the presentation of proposals and discussion of ideas by students. In addition to the presentation of this proposal, it is also evaluated its implementation in real context by students, using a dedicated survey that considers different aspects. The accomplishment of this strategy was facilitated by the excellent cooperation of the students, allowing to fulfill the initially proposed objectives. It should be noted that 95% of young people consider that the debate in the classroom is a way to value several subjects, like Geography, and should therefore be more often put into practice, and also that 82% of the students confirm that the classroom debate contributes to the recognition of new potentialities for transports in Coimbra. Based on this and other results presented in this report, the idea that students are motivated by the use of diversified teaching strategies is reinforced, especially those involving their active participation, such as debate. Their autonomy is stimulated and basic knowledge is used to identify solutions for problems that student recognize daily.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93387
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
GonçaloVaz_versaodefinitiva.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

19
checked on Jul 29, 2021

Download(s)

40
checked on Jul 29, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons