Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93387
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
dc.contributor.authorVaz, Gonçalo Rebelo-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:03:11Z-
dc.date.available2021-03-10T23:03:11Z-
dc.date.issued2019-10-04-
dc.date.submitted2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93387-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEste relatório apresenta as atividades desenvolvidas ao longo do estágio em ensino, integrado no Mestrado em Ensino de Geografia do 3º Ciclo e Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, no ano letivo de 2018/2019. Ao longo deste, além da apresentação das atividades letivas e extra letivas realizadas, é ainda apresentada uma proposta de estratégia de ensino dedicada à exploração da temática dos “transportes” no âmbito dos conteúdos do 11º ano de escolaridade, a qual está baseada na apresentação de propostas e debate de ideias entre os alunos. Além da apresentação da proposta, é ainda avaliada a sua implementação em situação real. A avaliação da estratégia baseou-se na aplicação de questionários, permitindo aos alunos avaliar vários aspetos relacionados com a sua implementação. A concretização desta estratégia foi facilitada pela excelente cooperação dos alunos, permitindo cumprir os objetivos inicialmente propostos. Destaca-se o facto de 95% dos jovens considerar que o debate em sala de aula é uma forma de valorizar várias disciplinas, entre elas a Geografia, devendo por isso ser mais vezes posto em prática, e ainda o facto de 82% dos alunos confirmar que o debate em sala de aula contribui para o reconhecimento de novas potencialidades para os transportes em Coimbra. Tendo por base estes e outros resultados presentes neste relatório, fica reforçada a ideia que os alunos se motivam com a utilização de estratégias de ensino diversificadas, nomeadamente as que envolvem a sua participação ativa, como é o caso do debate. Além de estimular a sua autonomia, permite ainda contribuir para consolidar os conhecimentos adquiridos e favorecer a sua aplicação para a resolução de problemas em contexto real.por
dc.description.abstractThis report presents the activities carried out during the teaching internship, integrated in the Master in Geography Teaching for the third cycle and secondary levels at Infanta Dona Maria Secondary School, in Coimbra, in the academic year 2018/2019. Besides the presentation of the curricular and extracurricular activities carried out, it is also presented a strategy dedicated to the exploration of the theme "transports" in the scope of the contents of the eleventh grade, which is based on the presentation of proposals and discussion of ideas by students. In addition to the presentation of this proposal, it is also evaluated its implementation in real context by students, using a dedicated survey that considers different aspects. The accomplishment of this strategy was facilitated by the excellent cooperation of the students, allowing to fulfill the initially proposed objectives. It should be noted that 95% of young people consider that the debate in the classroom is a way to value several subjects, like Geography, and should therefore be more often put into practice, and also that 82% of the students confirm that the classroom debate contributes to the recognition of new potentialities for transports in Coimbra. Based on this and other results presented in this report, the idea that students are motivated by the use of diversified teaching strategies is reinforced, especially those involving their active participation, such as debate. Their autonomy is stimulated and basic knowledge is used to identify solutions for problems that student recognize daily.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino da Geografiapor
dc.subjectPrática Pedagógica Supervisionadapor
dc.subjectTrabalho Colaborativopor
dc.subjectDebate em Sala de Aulapor
dc.subjectGeografia dos Transportespor
dc.subjectGeography Teachingeng
dc.subjectSupervised Pedagogical Practiceeng
dc.subjectCollaborative Workeng
dc.subjectClassroom Debateeng
dc.subjectGeography of Transporteng
dc.titleO papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debatepor
dc.title.alternativeGeography's role in promoting active citizenship: transport in Coimbra's region under debateeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO papel da Geografia na promoção da cidadania ativa: os transportes na Região de Coimbra em debatepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202385744-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVaz, Gonçalo Rebelo::0000-0002-4940-954X-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
uc.degree.elementojuriPadeiro, Jorge Miguel Nunes-
uc.contributor.advisorRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-0142-4764-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
GonçaloVaz_versaodefinitiva.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

134
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

136
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons