Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/93384
Título: | AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp | Outros títulos: | Digital Technologies in Reading Comprehension: Inquiry-based learning - graasp platform | Autor: | Antunes, Sara da Conceição Pacheco | Orientador: | Fernandes, Anabela Santos | Palavras-chave: | compreensão de leitura; instrução explícita de estratégias; determinação de ideias principais; tecnologias digitais; graasp; reading comprehension; explicit instruction strategies; determining main ideas; digital technologies; graasp | Data: | 27-Set-2019 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DE LEITURA: Inquiry-based learning — plataforma graasp | Local de edição ou do evento: | Universidade de Coimbra | Resumo: | O presente relatório reflete o trabalho desenvolvido na prática pedagógica supervisionada, cujo estudo de caso científico-didático se concretiza no âmbito das Tecnologias Digitais, enquanto mais-valia no processo de Compreensão de Leitura, da capacidade metacognitiva proporcionada pelo ensino explícito de estratégias de leitura, em específico da quinta estratégia, a saber: determinação de ideias principais. Após a caracterização do contexto socioeducativo e da turma do estágio pedagógico, segue-se uma reflexão sobre o desempenho da Professora estagiária e sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.Na fundamentação do tema monográfico aplicado no contexto educativo — as Tecnologias Digitais na Compreensão de Leitura —, (i) explora-se o conceito de ‘compreensão de Leitura’, sublinhando a importância da instrução explícita de estratégias de compreensão, da sua aprendizagem/aplicação e respetivas implicações na aprendizagem, (ii) explicita-se, de forma sumária, as sete estratégias de leitura, identificadas em Moreillon (2007), dando maior destaque à quinta estratégia de leitura, determinação de ideias principais, (iii) são analisados documentos orientadores da disciplina de Português no 10.º ano do Ensino Secundário, e (iv) procura-se justificar o papel das tecnologias digitais em contexto de ensino na sala de aula.Por último, apresenta-se a metodologia e as aplicações práticas realizadas, analisam-se os resultados obtidos em cada aplicação e expõem-se as conclusões e considerações finais.Palavras-chave: compreensão de leitura, instrução explícita de estratégias, determinação de ideias principais, tecnologias digitais, graasp. The following report reflects the work developed in supervised pedagogical practice, whose scientific-didactic case study is performed within the scope of Digital Technologies as an asset on the Reading Comprehension process, the meta cognitive ability provided by the explicit teaching of reading strategies, in particular the fifth strategy: determining main ideas.After a description of the socio-educational context and the class that was a part of the pedagogical internship, is offered a reflection about the intern Teachers’ performance as well as the activities developed throughout the school year.Within the theoretical background of the monographic subject applied to the educational context – Digital Technologies in Reading Comprehension – (i) we explore the concept of “Reading comprehension”, acknowledging the significance of explicit instruction of comprehension strategies, its learning/application and subsequent learning implications; (ii) we briefly explain the seven reading strategies identified by Moreillon (2007), highlighting the fifth reading strategy: determining main ideas; (iii) we analyze the guidelines for the Portuguese course in the 10th grade of high school; and (iv) we seek to substantiate the role of digital technologies in the classroom teaching setting.Finally, we present the methodology and practical applications carried out, analyze the obtained results in each application, and lay out the conclusions and final considerations.Keywords: reading comprehension, explicit instruction strategies, determining main ideas, digital technologies, graasp. |
Descrição: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras | URI: | https://hdl.handle.net/10316/93384 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SaraAntunes_versaofinal.pdf | 4.37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
189
Visto em 16/out/2024
Downloads
238
Visto em 16/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons