Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93381
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
dc.contributor.authorAguiar, Ricardo Filipe Santos Pinho Gomes-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:03:06Z-
dc.date.available2021-03-10T23:03:06Z-
dc.date.issued2019-10-21-
dc.date.submitted2021-03-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/93381-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Inglês, apresenta uma descrição e apreciação do trabalho que realizei durante o período da prática letiva supervisionada, assim como algumas reflexões sobre os resultados das atividades colaborativas desenvolvidas em situação pedagógica. Este documento está dividido em três capítulos diferentes. No primeiro capítulo são caracterizados os contextos sociocultural e educativo em que está inserida a instituição escolar que me acolheu, assim como as turmas às quais lecionei Português e Inglês. No segundo, é efetuada uma descrição e reflexão sobre todas as atividades realizadas durante o ano de estágio, focando-me, primeiramente, na experiência prévia e expetativas que tinha no início do ano e, depois, na prática letiva e nas atividades extraletivas que fui desenvolvendo. O terceiro capítulo, que tem como objetivo avaliar os benefícios da aprendizagem colaborativa no desenvolvimento das competências de leitura, está dividido em duas partes. Na primeira é apresentado um enquadramento teórico que incide no processo de leitura e de compreensão leitora e no trabalho colaborativo. Por fim, na segunda parte, são descritas e comentadas as sequências didáticas relacionadas com o trabalho colaborativo desenvolvidas nas minhas aulas de Português e Inglês. Considerando a existência do domínio de Educação Literária no ensino de língua materna, são também explicitados os resultados das estratégias colaborativas usadas no estudo do texto literário.por
dc.description.abstractThis report, submitted in partial fulfillment of the requirements for the Master’s Degree in Teaching Portuguese and a Foreign Language (7-12) (English), presents a description and selfassessent of my supervised teaching practice, as well as some reflections on the results of the collaborative activities developed in the classes I taught. This document is divided into three different chapters. The first chapter presents the sociocultural and educational contexts in which the teaching internship took place, as well as the classes to which I taught Portuguese and English. The second chapter describes and makes a critical assessment of all the activities I carried out during my internship, focusing first on my previous experience and the expectations I had at the beginning of the school year, and then on the classes I taught and the extra-curricular activities that I developed throughout the year. The third chapter, which has the aim of evaluating the benefits of collaborative learning in the development of reading skills, is divided into two different parts. The first one presents a theoretical framework for the process of reading and reading comprehension and for collaborative work. Finally, in the second part, the didactic sequences related to the collaborative work developed in my Portuguese and English classes are described and analyzed. Given the existence of the domain of Literary Education in the curriculum of the native language, the results of the collaborative strategies used in the study of literary texts are also presented.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de língua maternapor
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCompreensão leitorapor
dc.subjectNative language teachingeng
dc.subjectForeign language teachingeng
dc.subjectCollaborative workeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectReading comprehensioneng
dc.titleEstratégias colaborativas para o desenvolvimento de competências de leitura em Português e Inglêspor
dc.title.alternativeCollaborative strategies for the development of reading skills in Portuguese and Englisheng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Secundária da Mealhada c/3º CEB-
degois.publication.titleEstratégias colaborativas para o desenvolvimento de competências de leitura em Português e Inglêspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202386066-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAguiar, Ricardo Filipe Santos Pinho Gomes::0000-0003-0533-2138-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriFernandes, Anabela Santos-
uc.degree.elementojuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
uc.contributor.advisorTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3871-8734-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RicardoAguiar_versaofinal.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

21
checked on Sep 16, 2021

Download(s)

29
checked on Sep 16, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons