Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93381
Título: Estratégias colaborativas para o desenvolvimento de competências de leitura em Português e Inglês
Outros títulos: Collaborative strategies for the development of reading skills in Portuguese and English
Autor: Aguiar, Ricardo Filipe Santos Pinho Gomes
Orientador: Tavares, Maria Teresa de Castro Mourinho
Palavras-chave: Ensino de língua materna; Ensino de língua estrangeira; Trabalho colaborativo; Leitura; Compreensão leitora; Native language teaching; Foreign language teaching; Collaborative work; Reading; Reading comprehension
Data: 21-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estratégias colaborativas para o desenvolvimento de competências de leitura em Português e Inglês
Local de edição ou do evento: Escola Secundária da Mealhada c/3º CEB
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Inglês, apresenta uma descrição e apreciação do trabalho que realizei durante o período da prática letiva supervisionada, assim como algumas reflexões sobre os resultados das atividades colaborativas desenvolvidas em situação pedagógica. Este documento está dividido em três capítulos diferentes. No primeiro capítulo são caracterizados os contextos sociocultural e educativo em que está inserida a instituição escolar que me acolheu, assim como as turmas às quais lecionei Português e Inglês. No segundo, é efetuada uma descrição e reflexão sobre todas as atividades realizadas durante o ano de estágio, focando-me, primeiramente, na experiência prévia e expetativas que tinha no início do ano e, depois, na prática letiva e nas atividades extraletivas que fui desenvolvendo. O terceiro capítulo, que tem como objetivo avaliar os benefícios da aprendizagem colaborativa no desenvolvimento das competências de leitura, está dividido em duas partes. Na primeira é apresentado um enquadramento teórico que incide no processo de leitura e de compreensão leitora e no trabalho colaborativo. Por fim, na segunda parte, são descritas e comentadas as sequências didáticas relacionadas com o trabalho colaborativo desenvolvidas nas minhas aulas de Português e Inglês. Considerando a existência do domínio de Educação Literária no ensino de língua materna, são também explicitados os resultados das estratégias colaborativas usadas no estudo do texto literário.
This report, submitted in partial fulfillment of the requirements for the Master’s Degree in Teaching Portuguese and a Foreign Language (7-12) (English), presents a description and selfassessent of my supervised teaching practice, as well as some reflections on the results of the collaborative activities developed in the classes I taught. This document is divided into three different chapters. The first chapter presents the sociocultural and educational contexts in which the teaching internship took place, as well as the classes to which I taught Portuguese and English. The second chapter describes and makes a critical assessment of all the activities I carried out during my internship, focusing first on my previous experience and the expectations I had at the beginning of the school year, and then on the classes I taught and the extra-curricular activities that I developed throughout the year. The third chapter, which has the aim of evaluating the benefits of collaborative learning in the development of reading skills, is divided into two different parts. The first one presents a theoretical framework for the process of reading and reading comprehension and for collaborative work. Finally, in the second part, the didactic sequences related to the collaborative work developed in my Portuguese and English classes are described and analyzed. Given the existence of the domain of Literary Education in the curriculum of the native language, the results of the collaborative strategies used in the study of literary texts are also presented.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93381
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RicardoAguiar_versaofinal.pdf2.1 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

115
Visto em 23/abr/2024

Downloads

175
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons