Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93339
Título: Jornalismo e Entretenimento: Importância e espaço dos fait divers nos principais blocos informativos de fim de semana - Primeiro Jornal SIC
Outros títulos: Journalism and Entertainment: Importance and space of fait divers in the main information blocks of weekend - First Journal SIC
Autor: Santos, Catarina Vanessa Tavares
Orientador: Monteiro, Luís Filipe Silva Gouveia
Palavras-chave: SIC; Televisão Generalista; Fait divers,; Jornalismo; Entretinimento; SIC; General Television; Fait divers; Journalism; Entertainment
Data: 19-Fev-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Jornalismo e Entretenimento: Importância e espaço dos fait divers nos principais blocos informativos de fim de semana - Primeiro Jornal SIC
Local de edição ou do evento: SIC
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Jornalismo e Comunicação, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com vista à obtenção do grau de Mestre. Neste sentido o mesmo descreve o meu percurso de estágio realizado no canal generalista SIC durante 6 meses. O objetivo deste estudo é compreender o espaço e a importância atribuídos aos fait divers no seio de um dos principais blocos informativos do fim de semana emitidos pelo canal de televisão generalista SIC – o Primeiro Jornal. Assim partindo da experiência adquirida através do estágio realizado no seio da estação televisiva, bem como da analise de algumas reportagens emitidas nesse bloco informativo ao longo do mês de junho, procuro compreender o modo como as reportagens sobre fait divers são escolhidas e o tratamento que lhes é dado.No presente relatório começo por apresentar a instituição de acolhimento para a realização do meu estágio (SIC), bem como a minha experiência de forma mais detalhada durante este período.Fait divers é uma expressão francesa primeiramente introduzida por Roland Barthes, e significa “factos diversos”. As noticias “fait divers” têm apresentado cada vez mais destaque nos media, sendo que este conceito chegou ao jornalismo no século XIX. Este novo conceito identifica notícias que são destacadas pelos meios de comunicação como diferentes, divertidas e curiosas e tem como principal objetivo captar mais a atenção do público para aumentar o número de audiências.A verdade é que a sobrevivência dos meios de comunicação depende muito, nos dias de hoje, das receitas publicitárias e da luta pelas audiências. Sendo crucial, a criação de novos conteúdos por parte dos canais de televisão portugueses.
This internship report was prepared within the scope of the Master's Degree in Journalism and Communication, from the Faculty of Letters of the University of Coimbra, in order to obtain a Master's degree. In this sense it describes my internship course carried out in the generalist channel SIC for 6 months. The purpose of this study is to understand the space and importance attributed to fait divers within one of the main information blocks of the weekend broadcast by the generalist television channel SIC - the First Journal. Thus, based on the experience gained through the stage carried out in the television station, as well as the analysis of some reports issued in this information block during the month of June, I try to understand how the news about fait divers are chosen and the treatment that they is given.In this report I begin by presenting the host institution for my internship (SIC) as well as my experience in more detail during this period.Fait divers is a French expression first introduced by Roland Barthes, and means "diverse facts". The news "fait divers" have been increasingly prominent in the media, and this concept came to journalism in the nineteenth century. This new concept identifies news stories that are highlighted by the media as different, fun and curious and has as main objective to capture more attention of the public to increase the number of audiences.The truth is that the survival of the media depends very much today on advertising revenue and the fight for audiences. Being crucial, the creation of new content by the Portuguese television channels.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93339
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
versaofinal_CatarinaSantos.pdf1.01 MBAdobe PDF    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

76
Visto em 7/mai/2024

Downloads

5
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons