Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/93315
Título: | Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação | Autor: | Silva, Rosa Maria Borges, Maria Manuel |
Palavras-chave: | Bibliotecas de Ensino Superior; Escolas de Engenharia; Formação de utilizadores;; Profissionais da informação | Data: | 28-Dez-2019 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Páginas a&b | Número: | 12 | Local de edição ou do evento: | Porto | Resumo: | A literacia da informação é cada vez mais importante na sociedade contemporânea caracterizada por um ambiente de rápidas mudanças tecnológicas e disseminação de recursos de informação e é, por essa razão, reconhecida como uma competência fundamental para o sucesso académico dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior. Na atualidade, algumas das principais funções das bibliotecas das Instituições de Ensino Superior são apoiar os estudantes nas suas atividades de aprendizagem e de investigação. Uma vez que as bibliotecas têm um papel ativo no processo educativo, os profissionais da informação precisam de delinear planos de formação para irem ao encontro do seu público-alvo, criar metas e conceber estratégias para medir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Para apurar a perceção destes profissionais da informação em Escolas de Engenharia em Portugal realizámos um inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir sobre as especificidades deste perfil de utilizador e que ainda existem muitos obstáculos à prática das formações dinamizadas pelas bibliotecas. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/93315 | ISSN: | 0873-5670 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva_e_Borges_-_2019_-_Formacao_de_utilizadores_em_Escolas_de_Engenharia_pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
130
Visto em 24/set/2024
Downloads
107
Visto em 24/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons