Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/93246
Título: Acidente vascular cerebral: fatores de risco
Autor: Cubeiro, Paula Cristina Rodrigues
Orientador: Santos, Armanda Emanuela Castro e
Palavras-chave: Acidente vascular cerebral; Fatores de risco
Data: Set-2015
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O acidente vascular cerebral (AVC) é um importante problema de saúde pública, sendo uma das principais causas de mortalidade e de incapacidade no mundo. É caraterizado por uma interrupção do fluxo sanguíneo e consequente lesão cerebral. A sua incidência é aumentada por vários fatores de risco, sendo que 85% dos AVC que ocorrem podem ser prevenidos. Os fatores de risco são classificados em não-modificáveis, como a idade e o género e em modificáveis, como a hipertensão arterial, a diabetes mellitus, as doenças cardíacas, a dislipidémia, o tabagismo, o consumo de álcool, os fatores nutricionais, o sedentarismo e a obesidade. Os restantes 15% podem ser explicados por outras causas, como as infeções. Assim, a prevenção primária e secundária do AVC passa por um controlo dos fatores de risco modificáveis, em alguns casos recorrendo a terapêutica farmacológica adequada, de modo a conseguir impedir a sua ocorrência na população.
Stroke is a major public health problem, being one of the leading causes of death and disability worldwide. It is caractherized by a blood flow interruption and consequent brain injury. Its incidence is increased by several risk factors, and 85% of strokes that occur can be prevented. Risk factors are classified in non-modifiable, such as age and sex, and modifiable such as hypertension, diabetes mellitus, dyslipidemia, cardiac diseases, smoking, alcohol, diet, lack of physical activity and obesity. The remaining 15% can be explained by other causes, such as infections. Thus, primary and secondary stroke prevention implies the monitoring of these factors and in certain circumstances an appropriate drug therapy, in order to be able to prevent its occurrence in the population.
Descrição: Monografia realizada no âmbito da unidade Estágio Curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, apresentada à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/93246
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FFUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Mon_Paula Cubeiro.pdf2.87 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

590
Visto em 16/abr/2024

Downloads

1.659
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.