Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/92555
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dc.contributor.advisorBarata, João Nuno Lopes-
dc.contributor.authorCosta, João Miguel Simão da-
dc.date.accessioned2021-01-14T23:07:30Z-
dc.date.available2021-01-14T23:07:30Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.date.submitted2021-01-14-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/92555-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractDesde a sua génese, os telemóveis foram objeto de um desenvolvimento tecnológico exponencial e adquiriram outras funcionalidades para além das triviais chamadas telefónicas e serviço de mensagem. Com o advento dos smartphones, o mercado de jogos para telemóveis cresceu muito significativamente e converteu-se na forma de jogo mais difundida em todo o mundo, alcançando mais utilizadores do que qualquer outro segmento do mercado de jogos.O objetivo principal do presente projeto é o desenvolvimento de um Produto Viável Mínimo (MVP) de um jogo para telemóveis, online, assíncrono e para múltiplos jogadores, inspirado na temática da telepatia. No jogo assíncrono, um dos jogadores interage com o jogo enquanto o outro tem que aguardar pela sua vez de jogar. Neste jogo para telemóvel em particular, os jogadores interagem através de dispositivos móveis distintos e, alternadamente, tentam adivinhar as respostas dadas pelos outros jogadores a um determinado conjunto de questões. A acrescentar, não existe qualquer limite temporal definido entre turnos, assegurando uma maior flexibilidade. Aos jogadores são atribuídos pontos se as respostas estiverem corretas de acordo com as respostas previamente selecionadas pelos outros jogadores. O presente relatório visa descrever todo o processo de engenharia conducente ao desenvolvimento do jogo com as características descritas, incluindo uma representação das diferentes etapas de planeamento do projeto, uma revisão do estado da arte, uma descrição do sistema e uma análise das fases de desenvolvimento e de teste.por
dc.description.abstractSince their first appearance, mobile devices have had an exponential technological growth and have gained other functionalities that go beyond the standard calls and messaging services. With the advent of smartphones, the mobile gaming market has grown enormously to become the most widespread form of gaming across the world, reaching more corners than any other gaming market.The primary purpose of this project is to develop a Minimum Viable Product (MVP) of an online multiplayer asynchronous mobile game using telepathy as a theme. In asynchronous gameplay, one player plays the game while the other has to wait until their turn comes. In this particular mobile game, players interact through different mobile devices and take turns attempting to guess the answers given by other players to a given set of questions. Additionally, there are no established time limits between turns, allowing for higher flexibility on the part of individual players. Players are awarded points if their answers match the answers previously selected by the other players. The present report envisages describing the whole engineering process leading to the realization of this particular mobile game, including a representation of the planning stages of the project, a review of the state of the art, a system description, and an overview of the development and testing phases.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectaplicação de telemóvelpor
dc.subjectjogo assíncronopor
dc.subjectjogo multijogadorpor
dc.subjectjogo de telepatiapor
dc.subjectengenharia de softwarepor
dc.subjectmobile applicationeng
dc.subjectasynchronous gameeng
dc.subjectmultiplayer gameeng
dc.subjecttelepathy gameeng
dc.subjectsoftware engineeringeng
dc.titleDevelopment of an Asynchronous Mobile gameeng
dc.title.alternativeDevelopment of an Asynchronous Mobile gamepor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationHYP, LDA-
degois.publication.titleDevelopment of an Asynchronous Mobile gameeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202521095-
thesis.degree.disciplineInformática-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, João Miguel Simão da::0000-0002-1209-1822-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMarcelino, Maria José Patrício-
uc.degree.elementojuriBarata, João Nuno Lopes-
uc.degree.elementojuriCardoso, Jorge Carlos dos Santos-
uc.contributor.advisorBarata, João Nuno Lopes::0000-0002-7456-594X-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1en-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7456-594X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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