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Título: Interacção em Realidade Virtual Através de Tangíveis Passivos
Outros títulos: Interacção em Realidade Virtual Através de Tangíveis Passivos
Autor: Ferreira, Jorge Miguel Ribeiro
Orientador: Cardoso, Jorge C. S.
Carvalho, Pedro Filipe Martins
Palavras-chave: realidade virtual; interação humano-computador; interfaces tangíveis; design de interfaces; ambientes virtuais; virtual reality; human-computer interaction; tangible interfaces; interface design; virtual environments
Data: 8-Jul-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Interacção em Realidade Virtual Através de Tangíveis Passivos
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: A interação em Realidade Virtual (RV) é frequentemente atingida através de controladores genéricos. No entanto, considerar novas formas de input pode ser vantajoso, por exemplo, para situações em que os controladores genéricos não estão disponíveis ou não podem ser usados, em situações em que os controladores genéricos não são os mais adequados às tarefas de interação, ou simplesmente para fornecer uma experiência de uso diferente. Neste projeto é explorado a utilização de objetos tangíveis para interação em ambientes de RV, fazendo um rastreamento dos elementos tangíveis através de marcadores visuais, usados tipicamente em Realidade Aumentada (RA). A prototipagem na realização deste projeto tem como finalidade criar diferentes experiências e formas de interação em ambientes virtuais, de forma a explorar e caracterizar um espaço de design em que tangíveis passivos possam beneficiar a interação com um sistema. A prototipagem e exploração de ideias no processo de design, permitiu identificar diversas características de exemplos, e assim alimentar o espaço de design da utilização de tangíveis num ambiente virtual. Com base no espaço de design caracterizado, foi desenvolvido um livro virtual, que permite ao utilizador interagir com o sistema através de diversas formas de interação tangíveis, e assim controlar os conteúdos multimédia apresentados no ambiente virtual, através de uma experiência háptica realista para o utilizador.O livro virtual, fisicamente funciona como um livro tradicional, mas tendo em cada página marcadores visuais para fazer o rastreamento da posição e rotação das páginas para apresentação dos conteúdos digitais no ambiente virtual. Com a possibilidade de utilizar de diferentes temas com o mesmo objeto, permite uma maior versatilidade e abrangência dos utilizadores que poderão ter interesse em usar o produto, com uma experiência reconhecível e associativa, mesmo para aqueles sem experiência em RV.
Virtual Reality (VR) interaction is often achieved through standard controllers. However, considering new forms of input, may be advantageous, for example, in situations where standard controllers are not available or cannot be used, in situations where standard controllers are not best suited for interaction tasks, or simply to provide a different user experiences. In this project, is explored the use of tangible objects for interaction in VR environments, tracking the tangible objects using visual markers, typically used in Augmented Reality (AR). The prototyping in this project aims to create different experiences and forms of interaction in virtual environments, in order to explore and characterize a design space in which passive tangibles can benefit the interaction with a system. The prototyping and exploration of ideas in the design process, allowed to identify several characteristics in examples, and thus feed the design space with the use of tangibles in a virtual environment. Based on the characterize design space, a virtual book was developed, which allows the user to interact with the system through several tangible forms of interaction, and thus control the multimedia content presented in the virtual environment, through a realistic haptic experience for the user.The virtual book, physically works like a traditional book, but having on each page visual markers to track the position and rotation of the pages for the presentation of digital content in the virtual environment. With the possibility of using different themes with the same object, it allows greater versatility and scope for users who may be interested in using the product, with a recognizable and associative experience, even for those without VR experience.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/92494
Direitos: openAccess
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