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Title: Análise e resolução de problemas numa linha de montagem automóvel através do método TRIZ
Other Titles: Analysis and problem-solving in an automotive assembly line using the TRIZ method
Authors: Valamatos, João Pedro Cesar
Orientador: Moniz, Samuel de Oliveira
Keywords: Redução de defeitos; Resolução de problemas; Método TRIZ; Indústria automóvel; Defect reduction; Troubleshooting; TRIZ method; Automotive industry
Issue Date: 20-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Análise e resolução de problemas numa linha de montagem automóvel através do método TRIZ
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: This dissertation results from the implementation of a problem-solving methodology in the context of an internship at Mitsubishi Fuso Trucks Europe, more specifically in the production and quality department. This project followed the need of reducing defects in the final product that results in high consumption of time and labor during reworks. The main objective of this study, focusing on a policy of continuous improvement, aims to identify a systematic problem solving methodology that brings robustness and innovation to the identification of root causes, enhancing the discovery of innovative and effective solutions, allowing a cost reduction while repairing defects, through the use of the Inventive Theory of Problem Solving (TRIZ), a recent instrument, with numerous tools available and with a high potential to solve a wide range of problems. During the application of the method, the “Ideal Final Result” (RFI) technique was used in order to identify the desired objective, then the “Cause Effect Chain Analysis Plus” (CECA+) tool was applied with a focus on finding the root causes of the defects, identify the contradictions, the directions of solution and the advantages in correcting them. Finally, it was possible to implement the “Matrix of Contradictions” which, in an ingenious way, reveals inventive principles, directing the user to possible and concrete solutions. The problems studied and solved during the internship period were selected due to their repeatability and criticality, and this document contains two very repetitive and one very critical, as examples. In terms of results, it should be noted that it was possible to generate effective solutions for containment and eradication of the problems through the application of the method. Regarding the defect indicators per unit produced, there has been a significant decrease since the beginning of this work.
A presente dissertação resulta da implementação de uma metodologia de resolução de problemas em contexto de estágio curricular na Mitsubishi Fuso Trucks Europe, mais propriamente no departamento de produção e qualidade. Este projeto surgiu da necessidade de redução de defeitos no produto final que dão origem a elevados consumos de tempo e mão-de-obra em retrabalho. O objetivo principal deste estudo, apostando numa política de melhoria contínua, visa a identificação de uma metodologia sistemática de resolução de problemas que traga robustez e inovação à identificação de causas raiz, potenciando a descoberta de soluções inovadoras e eficazes, permitindo a redução dos custos associados à reparação de defeitos, através da utilização do método da Teoria Inventiva da Resolução de Problemas (TRIZ), um instrumento recente, com um grande número de ferramentas disponíveis e com elevado potencial para resolver uma vasta gama de problemas. Durante a aplicação do método, utilizou-se a técnica “Resultado Final Ideal” de forma a identificar o objetivo pretendido, de seguida foi aplicada a ferramenta “Cause Effect Chain Analysis Plus” com foco em encontrar as causas raízes dos defeitos, que por sua vez permite identificar as contradições, as direções de solução e as vantagens em corrigir as mesmas, e por fim o uso da “Matriz das Contradições” que, de uma forma engenhosa, revela princípios inventivos, direcionando o utilizador para possíveis soluções concretas. Os problemas estudados e resolvidos durante o período de estágio foram selecionados devido à sua repetibilidade e criticidade, sendo que neste documento estão presentes dois muito repetitivos e um muito critico, a título de exemplo. Ao nível de resultados, é de referir que foi possível gerar soluções de contenção e erradicação eficazes para os problemas através da aplicação do método. No que diz respeito a indicadores de defeitos por unidade produzida, houve um decréscimo significativo desde o início deste trabalho.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/92480
Rights: openAccess
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