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Título: Cursos de Ciência da Informação de Mestrado e Doutoramento, ativos em 2016, em Portugal e no Brasil: subsídios para uma reflexão sobre a área
Autor: Machado, Luís Miguel Oliveira 
Simões, Maria da Graça de Melo 
Souza, Renato Rocha 
Palavras-chave: Formação avançada em CI; Enquadramento oficial da CI; Portugal; Brasil; A3ES; CAPES; Advanced education in Information Science; Official IS framework
Data: 2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cadernos BAD
Volume: 1
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: A formação em Ciência da Informação (CI) caracteriza-se pela diversidade de modelos com repercussão nos respetivos cursos de Mestrado e Doutoramento. Dada a importância destes para a afirmação da área pretende-se fornecer subsídios para uma reflexão sobre a mesma, contextualizando-a na contemporaneidade a partir dos referenciais fornecidos pelos referidos cursos em Portugal e no Brasil. Objetivou-se: i. Identificar nestes dois países, os cursos ativos (2016) certificados pelas respetivas agências; ii. Verificar o enquadramento oficial; iii. Contextualizar a CI nas classificações em uso nas estruturas oficiais educativas. Seguiu-se uma metodologia qualitativa exploratória assente na análise e síntese dos dados obtidos nas fontes oficiais. Identificaram-se, respetivamente, em Portugal e no Brasil: mestrados – 4 e 16 e doutoramentos – 3 e 9. A área, em Portugal, apresenta-se como em passagem das «Ciências Documentais» para uma CI mais abrangente; no Brasil, observa-se um complexo relacionamento entre a Biblioteconomia, a Arquivologia e a CI, consubstanciado na procura da identidade da CI e, simultaneamente, na afirmação autónoma das disciplinas envolvidas. Infere-se uma relação entre este panorama e os distintos contextos geográficos Europa e América.
The studies in Information Science (IS) are characterized by a diversity of models with repercussions in the respective Masters and PhD courses. Given the importance of these courses for the establishment of the area, we intend to provide subsidies for a reflection on the same, contextualizing it in the contemporaneity, starting with masters and doctoral courses in Portugal and Brazil. We aimed at (i.) Identify the mentioned courses (2016) accredited by the respective agencies in these two countries, (ii.) analyze its characteristics, and (iii.) contextualize the IS in the classification schemes used in the official educational structures. We follow an exploratory and qualitative methodology, based on the analysis and synthesis of data obtained from official sources. We have identified, respectively, in Portugal and Brazil: masters - 4 and 16; and doctorates - 3 and 9. In Portugal, the area presents as passing from «Documentary Sciences» to a more comprehensive IS; In Brazil, there is a complex relationship between Library Science, Archival Sciences and IS, based on the search for an identity of IS and, simultaneously, the autonomous affirmation of the disciplines involved. We infer a relationship between this panorama and the different geographical contexts of Europe and America.
URI: https://hdl.handle.net/10316/92008
Direitos: openAccess
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