Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/91258
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Branco, Sérgio Dias | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-27T10:41:43Z | - |
dc.date.available | 2020-10-27T10:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-96858-6-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/91258 | - |
dc.description.abstract | “Palombella rossa” (1989) permanece uma obra fundamental na filmografia de Nanni Moretti. Esta análise do filme foca-se no tema central da identidade. Michele Apicella, alter ego do cineasta, personagem recorrente nos filmes de Moretti que faz aqui a sua última aparição, tem um acidente de automóvel e acorda amnésico. Descobre depois que é membro do Partido Comunista Italiano (PCI) e vai-se cruzando com um grupo de personagens durante um jogo de pólo aquático. Michelle reconstitui a sua identidade através destes encontros a pouco e pouco, mais através de dúvidas do que de certezas. Moretti antevia o perigo de desagregação do partido, ainda antes do fim dos estados socialistas da Europa de Leste e da dissociação da URSS dois anos depois. Crucial para entender este filme é a obra seguinte de Moretti, “A Coisa” (“La cosa”, 1990), que documenta uma série de plenários de discussão promovidos pelo PCI. O filme coloca em relação duas questões, como se elas não pudessem ser consideradas em separado: Quem é Michele Apicella? O que é ser comunista? Michele não conseguiria reconstruir a pessoa que é por si próprio. “Palombella rossa” apresenta a identidade como um facto colectivo através de uma estrutura alegórica que não dispensa os elementos realistas, suportada pela escrita das personagens, pela mise-en-scène, pela música, e pelo cruzamento de três sequências de imagens do passado do protagonista. | pt |
dc.description.sponsorship | Cine-Clube de Avanca | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Edições Cineclube de Avanca | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Estudos fílmicos | pt |
dc.subject | Análise fílmica | pt |
dc.subject | Política | pt |
dc.subject | Comunismo | pt |
dc.subject | Nanni Moretti | pt |
dc.title | A Identidade como Facto Colectivo em “Palombella rossa” | pt |
dc.type | bookPart | pt |
degois.publication.firstPage | 391 | pt |
degois.publication.lastPage | 398 | pt |
degois.publication.location | Avanca | pt |
degois.publication.title | AVANCA | CINEMA 2015 | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.date.embargo | 2015-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | bookPart | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2444-9905 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Artes - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_Identidade.Facto.Colectivo.pdf | 6.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
745
checked on Sep 10, 2024
Download(s)
282
checked on Sep 10, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.