Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/91175
Título: | Desenho a Definir : desenhista, desenhado e superfície | Autor: | Silva, Halisson Júnior da | Orientador: | Carvalho, António José Olaio Correia de Santos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos |
Palavras-chave: | Desenho; Desenhista; Coimbra; Processo; Superfície; Drawing; Draughtsman; Coimbra; Process; Surface | Data: | 18-Set-2020 | Resumo: | A presente tese resulta de uma pesquisa teórico-prática acerca do desenho. A investigação partiu da
proposta de criar desenhos de observação recorrentes de lugares da cidade de Coimbra, Portugal, o que
fez parte de um processo meu de familiarização com a cidade, um ambiente estrangeiro no qual eu então
iniciava meus estudos. Por meio dessa experiência pretendeu-se investigar a operacionalidade do
desenho enquanto objeto caracterizado como uma intersecção entre projeto e representação da realidade
material. Concomitante à essa vertente prática, a pesquisa teórica buscou identificar e relacionar
diferentes formas de expressão e de concepção da atividade do desenho compreendidas no contexto da
história e da cultura ocidental. Para isso foram consideradas as contribuições de artistas, autores e
autoras que vão de Robert Rauschenberg a Leonardo da Vinci, de Leon Battista Alberti a Jacques
Derrida, de Richard Serra a Federico Zuccaro, de Giorgio Vasari a Bernice Rose. São abordadas
expressões medievais, práticas renascentistas, técnicas com dispositivos óticos; além de proposições
pictóricas mobilizadas tanto no âmbito individual – nomeadamente as atitudes plásticas em Paul
Cézanne e Jackson Pollock – quanto na esfera coletiva – tais quais as colagens cubistas, o automatismo
surrealista e a arte processual. Essa articulação reflete, a seu modo, o maneirismo implícito no termo
“desenho”, de origem latina, e a impessoalidade implícita no termo inglês “drawing”, ambos
determinantes para o entendimento da prática contemporânea da referida disciplina. O percurso
investigativo foi pautado pelas considerações de Jean Lancri e Sandra Ray acerca dos pressupostos
metodológicos de uma pesquisa em arte, tais como a construção de conceitos operatórios sobressalentes
no decorrer da pesquisa. Assim, outras proposições operacionais da prática com o desenho foram
suscitadas e somadas à tese, considerando questões colaterais ao desenho contemporâneo, como a
identificação de autoria, o espaço expositivo e o exercício curatorial. Dado o contexto de produção
artística autoral, explanou-se também sobre aspectos que condicionaram minha percepção visual prévia
à vivência em Coimbra. A apreensão e articulação dos saberes abordados com as práticas executadas
proporcionaram a compreensão do caráter interseccional do desenho como um local de comunhão
sensível e cognitiva, expresso visualmente através da relação paralática entre o reconhecimento de um
sujeito desenhista, os grafismos que compõem o desenho e a superfície na qual os mesmos são inscritos. This thesis is the result of a theoretical and practical research on drawing. The investigation comes from the proposition of creating drawings from observing recurring places in Coimbra, Portugal. This was part of a personal familiarization process with the city, a foreign environment where I started my studies. From this experience, I decided to investigate the operationality of drawing as characterized by the intersection between projection and representation of material reality. Underlying the practical perspective of this research, the theoretical part aimed at identifying and relating various forms of expression and conception of drawing within its western historical and cultural contexts. This paper considers the contributions of experts and artists that go from Robert Rauschenberg to Leonardo da Vinci, from Leon Battista Alberti to Jacques Derrida, from Richard Serra to Federico Zuccaro, from Giorgio Vasari to Bernice Rose; and covers medieval expressions, renaissance practices, and techniques using optical instruments. This research also goes into the pictorial propositions conveyed in both the individual scope – namely, the plastic manifestations found in Paul Cézanne and Jackson Pollock – and the collective scope – as in cubist collages, surrealist automatism, and process art. This discussion ponders the mannerist style implicit in the Latin-based word “desenho”, and the impersonal intrinsic meaning of the word “drawing”, in English. These are key definitions to the learning of contemporary practices in this very subject. The investigation process relied on the considerations of Jean Lancri and Sandra Rey regarding the methodological assumptions for researching art, such as the creation of extra operational concepts in conducting this study. Hence, other drawing operational propositions were raised and added to the thesis considering related matters in contemporary drawing such as authorship, exhibition, and curatorial practice. Given the context of authorial artistic production, the factors that conditioned my personal visual perception previous to my experience in Coimbra were brought to discussion. The acquisition and articulation of the knowledge addressed in this experience promoted the understanding of the intersectional aspect of drawing as a “place” of sensitive and cognitive communion, being expressed visually in a parallactic three-fold relation among the recognition of the draughtsman persona, the graphisms that compose drawing, and the surface in which they are designed. |
Descrição: | Tese de doutoramento em Arte Contemporânea apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/91175 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | Colégio das Artes - Teses de Doutoramento UC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DESENHO A DEFINIR_Halisson Silva.pdf | 351.78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.