Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/91175
Title: Desenho a Definir : desenhista, desenhado e superfície
Authors: Silva, Halisson Júnior da 
Orientador: Carvalho, António José Olaio correia de
Santos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos
Keywords: Desenho; Desenhista; Coimbra; Processo; Superfície; Drawing; Draughtsman; Coimbra; Process; Surface
Issue Date: 18-Sep-2020
Abstract: A presente tese resulta de uma pesquisa teórico-prática acerca do desenho. A investigação partiu da proposta de criar desenhos de observação recorrentes de lugares da cidade de Coimbra, Portugal, o que fez parte de um processo meu de familiarização com a cidade, um ambiente estrangeiro no qual eu então iniciava meus estudos. Por meio dessa experiência pretendeu-se investigar a operacionalidade do desenho enquanto objeto caracterizado como uma intersecção entre projeto e representação da realidade material. Concomitante à essa vertente prática, a pesquisa teórica buscou identificar e relacionar diferentes formas de expressão e de concepção da atividade do desenho compreendidas no contexto da história e da cultura ocidental. Para isso foram consideradas as contribuições de artistas, autores e autoras que vão de Robert Rauschenberg a Leonardo da Vinci, de Leon Battista Alberti a Jacques Derrida, de Richard Serra a Federico Zuccaro, de Giorgio Vasari a Bernice Rose. São abordadas expressões medievais, práticas renascentistas, técnicas com dispositivos óticos; além de proposições pictóricas mobilizadas tanto no âmbito individual – nomeadamente as atitudes plásticas em Paul Cézanne e Jackson Pollock – quanto na esfera coletiva – tais quais as colagens cubistas, o automatismo surrealista e a arte processual. Essa articulação reflete, a seu modo, o maneirismo implícito no termo “desenho”, de origem latina, e a impessoalidade implícita no termo inglês “drawing”, ambos determinantes para o entendimento da prática contemporânea da referida disciplina. O percurso investigativo foi pautado pelas considerações de Jean Lancri e Sandra Ray acerca dos pressupostos metodológicos de uma pesquisa em arte, tais como a construção de conceitos operatórios sobressalentes no decorrer da pesquisa. Assim, outras proposições operacionais da prática com o desenho foram suscitadas e somadas à tese, considerando questões colaterais ao desenho contemporâneo, como a identificação de autoria, o espaço expositivo e o exercício curatorial. Dado o contexto de produção artística autoral, explanou-se também sobre aspectos que condicionaram minha percepção visual prévia à vivência em Coimbra. A apreensão e articulação dos saberes abordados com as práticas executadas proporcionaram a compreensão do caráter interseccional do desenho como um local de comunhão sensível e cognitiva, expresso visualmente através da relação paralática entre o reconhecimento de um sujeito desenhista, os grafismos que compõem o desenho e a superfície na qual os mesmos são inscritos.
This thesis is the result of a theoretical and practical research on drawing. The investigation comes from the proposition of creating drawings from observing recurring places in Coimbra, Portugal. This was part of a personal familiarization process with the city, a foreign environment where I started my studies. From this experience, I decided to investigate the operationality of drawing as characterized by the intersection between projection and representation of material reality. Underlying the practical perspective of this research, the theoretical part aimed at identifying and relating various forms of expression and conception of drawing within its western historical and cultural contexts. This paper considers the contributions of experts and artists that go from Robert Rauschenberg to Leonardo da Vinci, from Leon Battista Alberti to Jacques Derrida, from Richard Serra to Federico Zuccaro, from Giorgio Vasari to Bernice Rose; and covers medieval expressions, renaissance practices, and techniques using optical instruments. This research also goes into the pictorial propositions conveyed in both the individual scope – namely, the plastic manifestations found in Paul Cézanne and Jackson Pollock – and the collective scope – as in cubist collages, surrealist automatism, and process art. This discussion ponders the mannerist style implicit in the Latin-based word “desenho”, and the impersonal intrinsic meaning of the word “drawing”, in English. These are key definitions to the learning of contemporary practices in this very subject. The investigation process relied on the considerations of Jean Lancri and Sandra Rey regarding the methodological assumptions for researching art, such as the creation of extra operational concepts in conducting this study. Hence, other drawing operational propositions were raised and added to the thesis considering related matters in contemporary drawing such as authorship, exhibition, and curatorial practice. Given the context of authorial artistic production, the factors that conditioned my personal visual perception previous to my experience in Coimbra were brought to discussion. The acquisition and articulation of the knowledge addressed in this experience promoted the understanding of the intersectional aspect of drawing as a “place” of sensitive and cognitive communion, being expressed visually in a parallactic three-fold relation among the recognition of the draughtsman persona, the graphisms that compose drawing, and the surface in which they are designed.
Description: Tese de doutoramento em Arte Contemporânea apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/91175
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
Colégio das Artes - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DESENHO A DEFINIR_Halisson Silva.pdf351.78 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

11
checked on Oct 22, 2020

Download(s)

3
checked on Oct 22, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.