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https://hdl.handle.net/10316/91121
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Branco, Sérgio Dias | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-04T12:12:52Z | - |
dc.date.available | 2020-10-04T12:12:52Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1818-0 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/91121 | - |
dc.description.abstract | Com “Nostalgia da Luz” (“Nostalgia de la luz”, 2010), Patricio Guzmán continua e desenvolve uma obra documental em torno da inscrição da memória da ditadura militar fascista de Augusto Pinochet no Chile atual. Enquanto astrónomos buscam as origens da humanidade nos astros a partir do deserto de Atacama, há mulheres que procuram os restos mortais dos seus familiares no mesmo lugar. Mostrando as relações entre a ciência e o passado, por um lado, e a arte e o passado, por outro, o filme mistura e liga, caldeia, o sentido literal e o sentido figurado. Receber luz das estrelas longínquas e lançar luz sobre o destino das vítimas da ditadura são duas formas complementares de criar conhecimento e de procurar esclarecimento. “Nostalgia da Luz” opta pelo modo documental poético que Bill Nichols descreveu, mas problematiza a forma como ele o define. Ainda que trabalhe ritmos temporais e justaposições espaciais através de associações e padrões, dando prioridade ao tom, ao ambiente, à textura, à afeção, o filme inclui demonstrações de conhecimento e atos de persuasão, ampliando a componente retórica que costuma ser reduzida neste modo documental. Esta singular característica está relacionada com a sua perspetiva politizada, correspondendo à necessidade, articulada por Walter Benjamin, da politização da arte contra a estetização da política no combate contra o fascismo. A composição poética surge a par da dimensão da lembrança, da memória que a humanidade carrega consigo sem conhecer, da memória que as gentes chilenas não querem esquecer, investigando-a, reconstituindo-a. Em “Nostalgia da Luz”, que podemos descrever com rigor como um documentário poético politizado, nem a poesia é um adorno, nem a politização é um acrescento. São modos de perspetivar a realidade viva que o filme salienta como emergindo da reali-dade como história vivida. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Chile | pt |
dc.subject | Ciência | pt |
dc.subject | Cinema documental | pt |
dc.subject | Memória | pt |
dc.title | Nem Luz Pura, Nem Sombra: “Nostalgia da Luz” como Documentário Poético Politizado | pt |
dc.type | bookPart | pt |
degois.publication.firstPage | 163 | pt |
degois.publication.lastPage | 174 | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
degois.publication.title | Visões da Luz | pt |
dc.relation.publisherversion | http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/42 | pt |
dc.peerreviewed | no | pt |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-1819-7 | pt |
dc.date.embargo | 2020-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | bookPart | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2444-9905 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Artes - Livros e Capítulos de Livros |
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2020_Nem.Pura.Luz.Nem.Sombra.pdf | 547.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
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