Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/907
Título: Contribuição para o diagnóstico diferencial entre feridas vitais e post mortem: Estudo de inibidores das proteases por focagem isoeléctrica directa de tecidos em geles de poliacrilamida
Autor: Vieira, Duarte Nuno Pessoa 
Palavras-chave: Medicina Legal e Toxicologia Forense
Data: 1992
Citação: VIEIRA, Duarte Nuno Pessoa - Contribuição para o diagnóstico diferencial entre feridas vitais e post mortem: Estudo de inibidores das proteases por focagem isoeléctrica directa de tecidos em geles de poliacrilamida. Coimbra, 1991. 375 p.
Resumo: Com objectivo de contribuir para o problema do diagnóstico diferencial entre feridas cutâneas vitais e post mortem, investigaram-se alguns inibidores das proteases (Alfa 1 Antiquimotripsina, Alfa 2 Anti-plasmina, Alfa 2 Macroglobulina, Antitrombina III, Inibidor Alfa 1 das Proteases, Inibidor da fracção 1 do Complemento e Inibidor Inter Alfa da Tripsina) em feridas cutâneas vitais colhidas em cadáveres, em amostras de feridas cirúrgicas, bem como em feridas cutâneas post mortem. Pretendeu-se, igualmente, avaliar o seu interesse na datação cronológica das feridas vitais e dar mais um contributo para o estudo da utilidade e aplicabilidade da focagem isoeléctrica directa de tecidos nesta área da patologia forense. Na primeira parte da dissertação (Introdução) o A. justifica a oportunidade do tema escolhido, expõe os seus objectivos e tece algumas considerações iniciais sobre reacção inflamatória e diagnóstico diferencial entre feridas vitais e post mortem. Na segunda parte (Revisão da literatura) analisa os diversos elementos macroscópicos, microscópicos (histológicos, histoquímicos e de microscopia electrónica) e bioquímicos susceptíveis de permitirem a obtenção de resposta válida e fundamentada a este problema, efectuando uma revisão dos estudos que constituíram os contributos mais significativos neste domínio. A terceira parte, intitulada Estudo de inibidores das proteases em feridas cutâneas vitais e post mortem, inicia-se com uma sucinta revisão bibliográfica introdutória dos inibidores das proteases estudados, centrada, essencialmente, na sua participação na resposta inflamatória. Expõe depois o A. a metodologia seguida nas suas investigações e os resultados obtidos. Em comentário, discute separadamente estes resultados e diversos aspectos da metodologia utilizada na colheita e análise das amostras estudadas. Os resultados obtidos permitem concluir, essencialmente, que a focagem isoeléctrica directa de tecidos é uma técnica com utilidade no domínio do diagnóstico diferencial entre feridas cutâneas vitais e post mortem, configurando-se a focagem isoeléctrica híbrida directa de tecidos como alternativa válida. Mostram ainda que alguns dos inibidores das proteases estudados constituem úteis e precoces marcadores biológicos de vitalidade em feridas cutâneas, registando nestas significativos incre-mentos dos seus níveis, facto que não ocorre em feridas post mortem. Não possibilitam, no entanto, a sua datação cronológica. A utilidade dos inibidores estudados para este diagnóstico diferencial mantém-se mesmo após alguns dias de intervenção dos fenómenos putrefactivos, mas é nula para as feridas cutâneas de cadáveres que permaneceram submersos em água.
URI: https://hdl.handle.net/10316/907
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FMUC Medicina - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.