Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/90707
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Simões, Maria João | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-31T13:53:51Z | - |
dc.date.available | 2020-08-31T13:53:51Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 2183-4709 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/90707 | - |
dc.description.abstract | Os contos de Mário de Sá-Carneiro apresentam temas e características modernistas que mostram a ligação do autor às correntes artísticas contemporâneas, pese embora a persistência de aspetos e temas de feição decadentista e simbolista. Este estudo visa analisar, as marcas, os temas e as características modernistas sobretudo nas narrativas “O homem dos sonhos”, “Asas” e “Ressurreição”, mas considerando também outros contos da obra Céu em Fogo. Primeiramente, indicar-se-á, de forma breve, o viés teórico sob o qual se perspetiva o género conto. Serão considerados ainda alguns pressupostos teóricos sobre o conceito de vanguarda e do moderno, e o modo como estas ideias ecoam nos contos escritor. Em seguida, abordar-se-á o modo como se reflete na figuração de personagens artistas a sua imersão num ambiente apelidado de moderno, situando as referências feitas sobre arte e os temas relacionados com a arte que surgem nos contos do autor. Observar-se-á depois a ligação entre a modernidade e as referências às inovações tecnológicas e científicas (universo, máquinas, hélices, volantes, geometria e dimensões) e ainda a ligação entre ciência loucura e fantasia ou irreal. Refletir-se-á, finalmente, sobre todos estes elementos e no modo como eles acentuam a complexidade da vivência moderna e fragmentação da identidade individual. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | IUA | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt |
dc.subject | Modernismo | pt |
dc.subject | inovação | pt |
dc.subject | arte | pt |
dc.subject | Sá-Carneiro | pt |
dc.subject | conto | pt |
dc.title | Fixador do belo: a arte, o artista e o sensível em contos de Sá-Carneiro | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 145 | pt |
degois.publication.lastPage | 160 | pt |
degois.publication.location | Aveiro | pt |
degois.publication.title | Forma Breve. O Conto: O Cânone e as Margens | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
degois.publication.volume | 14 | pt |
dc.date.embargo | 2017-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.author.researchunit | CLP - Centre of Portuguese Literature | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-6648-9097 | - |
Appears in Collections: | I&D CLP - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017-Fixador do belo-MJSimoes.pdf | 252.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
172
checked on Oct 16, 2024
Download(s)
159
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License