Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/90331
Título: Uma Visão Geral pelo Ensino Superior em Portugal
Outros títulos: An Overview through Higher Education in Portugal
Autor: Caldas, Marília Isabel Barros
Orientador: Oliveira, Fernanda Paula Marques
Palavras-chave: Ensino Superior; Sistema Binário; Acesso; Distribuição Geográfica; Financiamento; Higher Education; Binary System; Access; Geographic Distribution; Financing
Data: 27-Set-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Uma Visão Geral pelo Ensino Superior em Portugal
Local de edição ou do evento: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente relatório integra a fase de conclusão do Mestrado em Administração Público-Privada da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. No âmbito deste mestrado surge a realização de um estágio, o qual decorreu no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, no Departamento de Serviços Administrativos e Financeiros, com início em outubro de 2018 e conclusão em fevereiro de 2019.O ensino superior tem vindo a ser objeto de profundas alterações nas últimas quatro décadas, não só em Portugal, mas em todos os países, passando de um sistema elitista para um sistema democrático. A procura crescente por este ensino levou à diversidade da oferta educativa, criando-se, assim, novos estabelecimentos e cursos. O acesso ao ensino superior é bastante diversificado se o analisarmos em termos europeus, mas relativamente a Portugal, este é regulado por um sistema de numerus clausus, ou seja, as vagas são limitadas e são preenchidas ao longo das várias fases disponíveis.Este sistema educativo está estruturado num sistema binário que integra o ensino universitário e o ensino politécnico, e é ministrado em instituições públicas e privadas que se distribuem pelo território nacional. Estes ensinos têm missões específicas e finalidades distintas, daí a associação do termo “binariedade”. Associada ao ensino superior está a questão das propinas, que nos dias de hoje tornou-se numa luta constante para chegar ao fim das mesmas. A par do tema em apreço, também se analisará o estágio decorrido no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, fazendo referência às atividades desenvolvidas.
This report is part of the final phase of the master´s degree in Public-Private Administration of the Faculty of Law of the University of Coimbra. For this master’s degree, an internship was held at the Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, in the Department of Administrative and Financial Services from october 2018 to february 2019.Higher education has undergone profound changes in the last four decades, not only in Portugal, but in all countries, from an elitist system to a democratic system. The growing demand for this education has led to the diversity of the educational offer, creating new establishments and courses. Access to higher education is very diverse if we analyse it in European terms, but in relation to Portugal, it is regulated by a system of numerus clausus, in other words, vacancies are limited and are filled over the various phases available.This educational system is structured in a binary system that integrates university education and polytechnic education, and is taught in public and private institutions that are distributed throughout the country. These teachings have specific missions and distinct purposes, hence the related term “binarity”. Associated with higher education is the question of tuition, which in the present day has become a constant struggle to reach the end of them. Alongside this topic, we will also analyze the internship at the Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, referring to the activities developed.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Público-Privada apresentado à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/90331
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Marilia Caldas.pdf819.79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

224
Visto em 16/abr/2024

Downloads

158
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons