Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/90312
Título: Determinantes do desempenho da tarefa: um estudo com empregados do setor bancário
Outros títulos: Determinants of task performance: a study with employees in the banking sector
Autor: Rodrigues, Ana Catarina Lima
Orientador: Santos, Maria do Céu Colaço
Palavras-chave: Desempenho da tarefa; Satisfação; Compromisso Organizacional Afetivo; Orientação para os Objetivos de aprendizagem; Task Performance; Satisfaction; Affetctive Organizational Commitment; Learning Goal Orientation
Data: 23-Out-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: DETERMINANTES DO DESEMPENHO DA TAREFA: UM ESTUDO COM EMPREGADOS DO SETOR BANCÁRIO
Local de edição ou do evento: Faculdade de Direito da UC
Resumo: A produção deste relatório repercute-se num estudo de caso, com recurso a uma amostra recolhida no local de estágio. O estudo analisa as relações de trabalho com impacto no desempenho da tarefa. A obtenção de um elevado grau de compromisso dos colaboradores para com a organização em causa tem sido considerada por imensas organizações como um dos objetivos mais importantes a atingir, pois esta questão tem um forte impacto positivo sobre o desempenho da organização. Perceber a importância de alguns fatores que condicionam as relações entre os membros de uma entidade foi o fator-chave desta investigação. Assim, o estudo conclui que os colaboradores satisfeitos com o seu trabalho, orientados para objetivos de aprendizagem e com forte sentimento de compromisso organizacional desempenham melhor as tarefas que lhes estão incumbidas.No dia 1 de outubro de 2018 iniciei o meu estágio na entidade bancária onde tive a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nestes últimos dois anos e meio no Mestrado de Administração Público-Privada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e por outro lado também foi possível alargar os meus conhecimentos a praticamente todas as áreas que formam a instituição. Este relatório tem como objetivo relatar algumas das funções que me foram propostas a desempenhar e fundamentalmente apresentar um estudo de caso elaborado através de dados recolhidos na instituição de acolhimento.Este estudo teve como missão analisar um conjunto de questões relacionadas com as caraterísticas do trabalho e o seu impacto no desempenho dos colaboradores. A satisfação e o compromisso organizacional dos colaboradores têm um importante impacto nas organizações, particularmente na produtividade e na satisfação dos clientes. A perceção de que um funcionário satisfeito é um colaborador comprometido com a organização e que esta relação tem diversos benefícios para a organização tem sido cada vez mais objeto de estudos por investigadores.Claro está que este objetivo só pode ser levado a cabo se as estratégias e práticas de recursos humanos tiverem eficácia para influenciar o desenvolvimento dos elementos do compromisso organizacional. Significa que neste processo se torna importante analisar as variáveis antecedentes que podem realizar algum impacto sobre o desenvolvimento de cada uma dessas componentes. 1.2 Objetivo da Investigação Este estudo tem como objetivo estudar a influência da satisfação, do compromisso organizacional afetivo e da orientação para os objetivos de aprendizagem na variável dependente desempenho da tarefa. Este propósito foi conduzido através de um questionário aplicado a uma amostra recolhida no local de estágio. 1.3 Estrutura do trabalhoNo que respeita à estruturação, o presente trabalho encontra-se dividido em cinco capítulos.O presente capítulo trata a introdução e define os objetivos do trabalho.No segundo capítulo procede-se ao enquadramento teórico, começando por abordar a evolução histórica e conceitos de Gestão da Qualidade. Faz-se também a contextualização da ISO 9001:2015 com a abordagem por processos e a estrutura do ciclo PDCA. Aborda-se a origem e evolução da qualidade de vida no trabalho e o papel que assume nas organizações, igualmente com o bem-estar no trabalho. O terceiro capítulo é dedicado a descrever algumas atividades desenvolvidas na entidade acolhedora do estágio e o quadro concetual de investigação, a metodologia utilizada e as suas qualidades. Apresenta-se, de seguida, os resultados da análise de dados e a sua discussão. Procede-se a uma análise descritiva e fatorial das variáveis e à análise das correlações que mede o grau de relacionamento entre as variáveis em estudo com o principal objetivo de testar as hipóteses formuladas no capítulo anterior. Por último, apresenta-se a análise de regressão linear.Posteriormente, o quarto capítulo, sistematiza as conclusões do trabalho desenvolvido juntamente com a apresentação das implicações para os gestores e as limitações do estudo. CAPÍTULO 2 – ENQUADRAMENTO TEÓRICO2.1 Introdução No presente capítulo é concretizada a revisão da literatura. É realizado um breve contexto histórico de Gestão da Qualidade, bem como de conceitos associados. 2.2 Gestão da QualidadeNo atual mundo globalizado marcado pelas rápidas mudanças tecnológicas e culturais e pela exploração de recursos cada vez mais diminutos, as organizações são obrigadas a adotar um processo contínuo de melhoria nos seus processos para que consigam assegurar, de maneira viável, a sua competitividade no mercado e satisfazer os seus clientes e stakeholders. De acordo com Poças (2015), a utilização eficiente de recursos aliada à capacidade de investigação, desenvolvimento e inovação em todos os setores da economia pode favorecer a competitividade entre as organizações e impulsionar a criação de emprego, promovendo-se desta forma um crescimento sustentável. As organizações devem estar abertas à mudança e ter a capacidade de criar as
The assembly of this report is reflected in a case study using a sample collected during the internship. This study analyzes labour relations with an impact on the performance of a task. Obtaining a high degree of commitment from employees to the organization has been considered as one of the most important goals to achieve, as this issue has a strong positive impact on the organization's performance. The key factor of this research was understanding the importance of some factors that condition the relationships among the members of an organization. Thus, this study concludes that satisfied employees with their work, oriented towards learning objectives and with a strong sense of organizational commitment, perform better the tasks assigned to them.A produção deste relatório repercute-se num estudo de caso, com recurso a uma amostra recolhida no local de estágio. O estudo analisa as relações de trabalho com impacto no desempenho da tarefa. A obtenção de um elevado grau de compromisso dos colaboradores para com a organização em causa tem sido considerada por imensas organizações como um dos objetivos mais importantes a atingir, pois esta questão tem um forte impacto positivo sobre o desempenho da organização. Perceber a importância de alguns fatores que condicionam as relações entre os membros de uma entidade foi o fator-chave desta investigação. Assim, o estudo conclui que os colaboradores satisfeitos com o seu trabalho, orientados para objetivos de aprendizagem e com forte sentimento de compromisso organizacional desempenham melhor as tarefas que lhes estão incumbidas.No dia 1 de outubro de 2018 iniciei o meu estágio na entidade bancária onde tive a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nestes últimos dois anos e meio no Mestrado de Administração Público-Privada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e por outro lado também foi possível alargar os meus conhecimentos a praticamente todas as áreas que formam a instituição. Este relatório tem como objetivo relatar algumas das funções que me foram propostas a desempenhar e fundamentalmente apresentar um estudo de caso elaborado através de dados recolhidos na instituição de acolhimento.Este estudo teve como missão analisar um conjunto de questões relacionadas com as caraterísticas do trabalho e o seu impacto no desempenho dos colaboradores. A satisfação e o compromisso organizacional dos colaboradores têm um importante impacto nas organizações, particularmente na produtividade e na satisfação dos clientes. A perceção de que um funcionário satisfeito é um colaborador comprometido com a organização e que esta relação tem diversos benefícios para a organização tem sido cada vez mais objeto de estudos por investigadores.Claro está que este objetivo só pode ser levado a cabo se as estratégias e práticas de recursos humanos tiverem eficácia para influenciar o desenvolvimento dos elementos do compromisso organizacional. Significa que neste processo se torna importante analisar as variáveis antecedentes que podem realizar algum impacto sobre o desenvolvimento de cada uma dessas componentes. 1.2 Objetivo da Investigação Este estudo tem como objetivo estudar a influência da satisfação, do compromisso organizacional afetivo e da orientação para os objetivos de aprendizagem na variável dependente desempenho da tarefa. Este propósito foi conduzido através de um questionário aplicado a uma amostra recolhida no local de estágio. 1.3 Estrutura do trabalhoNo que respeita à estruturação, o presente trabalho encontra-se dividido em cinco capítulos.O presente capítulo trata a introdução e define os objetivos do trabalho.No segundo capítulo procede-se ao enquadramento teórico, começando por abordar a evolução histórica e conceitos de Gestão da Qualidade. Faz-se também a contextualização da ISO 9001:2015 com a abordagem por processos e a estrutura do ciclo PDCA. Aborda-se a origem e evolução da qualidade de vida no trabalho e o papel que assume nas organizações, igualmente com o bem-estar no trabalho. O terceiro capítulo é dedicado a descrever algumas atividades desenvolvidas na entidade acolhedora do estágio e o quadro concetual de investigação, a metodologia utilizada e as suas qualidades. Apresenta-se, de seguida, os resultados da análise de dados e a sua discussão. Procede-se a uma análise descritiva e fatorial das variáveis e à análise das correlações que mede o grau de relacionamento entre as variáveis em estudo com o principal objetivo de testar as hipóteses formuladas no capítulo anterior. Por último, apresenta-se a análise de regressão linear.Posteriormente, o quarto capítulo, sistematiza as conclusões do trabalho desenvolvido juntamente com a apresentação das implicações para os gestores e as limitações do estudo. CAPÍTULO 2 – ENQUADRAMENTO TEÓRICO2.1 Introdução No presente capítulo é concretizada a revisão da literatura. É realizado um breve contexto histórico de Gestão da Qualidade, bem como de conceitos associados. 2.2 Gestão da QualidadeNo at
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Público-Privada apresentado à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/90312
Direitos: openAccess
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