Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/90145
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMilheiro, Ana Cristina Fernandes Vaz-
dc.contributor.advisorCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
dc.contributor.authorSantos, Claudia Cardoso dos-
dc.date.accessioned2020-06-30T22:05:23Z-
dc.date.available2020-06-30T22:05:23Z-
dc.date.issued2020-02-04-
dc.date.submitted2020-06-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/90145-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractEm 1933, o Estado Novo, constituiu-se como um obstáculo à liberdade individual e artística, afastando a produção arquitetónica portuguesa daquilo que se construía na Europa. Neste sentido, este regime ditatorial serve-se do Gabinete de Urbanização Colonial (GUC), como veículo de modernização dos territórios coloniais, identificando-os como um novo lugar de experimentação e liberdade construtiva.A presente dissertação, pretende valorizar a construção religiosa moderna em Angola, recolhendo e sistematizando a informação de três igrejas, projetadas por arquitetos portugueses, enquanto edifícios de grande importância na história da arquitetura moderna, analisando a relação que o utilizador estabelece com este equipamento, para além da sua dimensão metafísica, estudando-o como agregador social e urbano.Assim, com a análise dos casos de estudo pretendemos fundamentar o papel da igreja como potenciador social, partindo da escala urbana, refletindo sobre a sua implantação centralizada ou, por outro lado, afastada da cidade, completando com uma análise mais contígua, estabelecendo a importância dos espaços confinantes ao edifício, quer seja no exterior, pela presença da praça, como no interior.Comprovamos, as inúmeras adaptações à nova realidade encontrada, marcada pelas diferenças sociais, climáticas e económicas, assim como corroboramos com o legado deixado pelo Movimento de Renovação da Arte Religiosa - MRAR, ao nível litúrgico, espacial e formal nas igrejas construídas no território angolano.Por fim, é proposta uma reflexão sobre o atual estado destes equipamentos, comprovando a eficácia dos sistemas de climatização e questionando o papel da igreja como centro social e urbano na atualidade.por
dc.description.abstractIn 1933, the Estado Novo, constituted itself as an obstacle to individual and artistic freedom, distancing Portuguese architectural production from what was being built in Europe. In this sense, this dictatorial regime uses the Colonial Office Urbanization (GUC), as a means for the modernization of colonial territories, identifying them as a new place of experimentation and constructive freedom.This dissertation aims to enhance the modern religious construction in Angola, collecting and systematizing the information of three churches, designed by Portuguese architects, as buildings of great importance in the history of modern architecture, analysing the relationship that the user establishes with this equipment, to beyond its metaphysical dimension, studying it as a social and urban aggregator.Thus, with the analysis of the case studies we intend to substantiate the role of the church as a social enabler, starting from the urban scale, reflecting on its centralized implantation or, on the other hand, away from the city, completing with a more contiguous analysis, establishing the importance from the confining spaces to the building, either outside, by the presence of the square, or inside.Proven was made the numerous adaptations to the new reality found, marked by social, climatic and economic differences, as well as having corroborated with the legacy left by the Religious Art Renovation Movement - MRAR, at a liturgical, spatial and formal level in churches built in Angola.To conclude, a reflection on the current state of these equipments is proposed, to prove the effectiveness of the climatic systems and questioning the role of the church as a social and urban center in the current days.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAngolapor
dc.subjectMovimento Modernopor
dc.subjectigrejapor
dc.subjectsocialpor
dc.subjecturbanopor
dc.subjectAngolaeng
dc.subjectModern Movementeng
dc.subjectchurcheng
dc.subjectsocialeng
dc.subjecturbaneng
dc.titleA igreja moderna em Angola: espaço litúrgico, social e urbano. Três casos de estudopor
dc.title.alternativeThe modern church in Angola: liturgical, social and urban space. Three case studieseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra - Departamento de Arquitetura-
degois.publication.titleA igreja moderna em Angola: espaço litúrgico, social e urbano. Três casos de estudopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202490300-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Claudia Cardoso dos::0000-0003-4416-8107-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriGrande, Nuno Alberto Leite Rodrigues-
uc.degree.elementojuriCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Inês Lima-
uc.contributor.advisorMilheiro, Ana Cristina Fernandes Vaz-
uc.contributor.advisorCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Cláudia Santos.pdf8.54 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

270
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

480
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons