Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/90036
Título: O papel do employer brand attractiveness na procura de emprego
Outros títulos: EMPLOYER BRAND ATTRACTIVENESS'S ROLE IN JOB SEARCHING
Autor: Alves, Nuno Filipe da Costa
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Palavras-chave: Employer brand attractiveness; Antecedentes; Consequentes; Procura de emprego; Employer brand attractiveness; Antecedents; Consequents; Job search
Data: 18-Set-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: O PAPEL DO EMPLOYER BRAND ATTRACTIVENESS NA PROCURA DE EMPREGO
Local de edição ou do evento: FEUC
Resumo: Objetivo: A presente dissertação tem como principal objetivo estudar o Employer Brand Attractiveness (EBA), os seus antecedentes e os seus consequentes. Dessa forma, o conhecimento adquirido neste estudo pode ser utilizado para potenciar a atratividade dos empregadores, contribuindo assim para o reforço da sua imagem no mercado e o aumento da sua competitividade.Metodologia: No âmbito deste trabalho de investigação desenvolveu-se um questionário online que contou com a participação de 217 pessoas que não se encontravam a trabalhar. Posteriormente, para o respetivo tratamento dos dados, recorreu-se a softwares estatísticos como o IBM SPSS Statistics e IBM SPSS Amos. Resultados: Através das respostas aos questionários foi possível responder ao objetivo proposto, conseguindo concluir que o conteúdo do trabalho, o salário, o prestígio e a confiança são antecedentes do employer brand attractiveness, e que a intenção de candidatura, imagem organizacional e emoções, os consequentes. Contributos teóricos e práticos: Estes resultados contribuem juntamente com a literatura existente para uma melhor compreensão da variável EBA, bem como dos seus antecedentes e consequentes. Também contribuem para fornecer um suporte válido no estabelecimento de estratégias para reforçar a atratividade da marca de uma empresa.Originalidade: Este estudo inova essencialmente pela escolha da amostra e das variáveis consequentes do modelo. Destaca-se o facto de o modelo que aqui se propõem testar pela primeira vez o impacto do employer brand attractiveness nas emoções e na imagem organizacional. Contrariamente aos estudos anteriormente desenvolvidos em torno do EBA, este estudo foca-se na preceptiva dos indivíduos que procuram emprego e não na preceptiva dos indivíduos que já se encontram a trabalhar numa empresa.
Objective: The present dissertation has as its main objective to study of the Employer Brand Attractiveness (EBA), its antecedents and its consequents. That way, the knowledge acquired in this study can be used to enhance the attractiveness of employers, thus contributing to strengthening their image in the market and increasing their competitiveness.Methodology: As part of this research, an online questionnaire was developed in which was registered the participation of 217 people who were not working. Subsequently, for the respective processing of the data, we used statistical software such as IBM SPSS Statistics and IBM SPSS Amos.Results: Through the answers to the questionnaires it was possible to accomplish the proposed objective, being able to conclude that the work content, salary, prestige and trust are antecedents of employer brand attractiveness, and that the intention to apply, organizational image and emotions, the consequents.Theoretical and practical contributions: These results contribute together with the existing literature for a better understanding of the EBA variable, as well as its antecedents and consequences. They also help provide valid support in establishing strategies to enhance a company's brand attractiveness.Originality: This study innovates essentially on the choice of its sample and the consequent variables of the model. It is noteworthy that the proposed study model tests for the first time the impact of employer brand attractiveness on emotions and organizational image. Contrary to previous studies on EBA, this study focuses on jobseekers rather than those who are already working in a company.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/90036
Direitos: openAccess
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