Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/89791
Título: Materiais Autênticos no Ensino de Línguas Estrangeiras
Outros títulos: Authentic Materials in Foreign Language Teaching
Autor: Guerra, Liliana Sofia dos Santos
Orientador: Domingues, João da Costa
Palavras-chave: materiais autênticos; línguas estrangeiras; autenticidade; motivação; abordagem comunicativa; authentic materials; foreign languages; authenticity; motivation; communicative approach
Data: 17-Jul-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Materiais Autênticos no Ensino de Línguas Estrangeiras
Local de edição ou do evento: Colégio de São Teotónio
Resumo: Realizado no âmbito do estágio pedagógico inserido no Mestrado em Ensino de Inglês e Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, este relatório apresenta, inicialmente, uma breve descrição do ambiente em que decorreu o estágio e as expetativas e desafios encontrados ao longo deste caminho, para se focar depois no tema escolhido, a saber, o recurso a materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras. Assim sendo, este estudo centra-se na preparação implicada pelo recurso a este tipo de materiais antes de serem apresentados ao público-alvo e os efeitos que podem ter, desde logo, na motivação dos alunos. Por um lado, nos níveis mais avançados, os materiais autênticos são já esperados pelos alunos que, face a um material fabricado, podem sentir-se desmotivados. Por outro lado, nos níveis de iniciação, considera-se que o uso autêntico da língua pode ser demasiado complicado, mas, na verdade, o primeiro contacto com a língua estrangeira tende a acontecer de forma autêntica, através, por exemplo, de viagens ao estrangeiro ou de produtos mediáticos, como filmes, publicidades ou música. Deste modo, é apresentada uma reflexão em forma de estudo empírico, baseada nas aulas que foram lecionadas durante o ano de estágio, sobre o papel que os materiais autênticos podem desempenhar numa aula de língua estrangeira, para atingir os seus objetivos, tendo sempre em consideração a sua adequação ao público-alvo e, consequentemente, o momento da sua utilização e a sua adaptação. No geral, os resultados deste estudo apontam para que o trabalho com estes materiais em sala de aula pode ser muito vantajoso, principalmente porque se trata de uma ‘amostra’ do ‘mundo real’. Assim, o recurso a materiais autênticos poderá ser considerado uma pequena experiência de ‘imersão’ na língua para que os alunos desenvolvam as suas competências de modo a estarem melhor preparados para o futuro.
Conducted in the context of the pedagogical internship of the Master’s Degree in Teaching English and French (7-12), this report presents, initially, a short description of the internship’s environment and the expectations and challenges found along the way, so it can then focus on the chosen subject, that is, the use of authentic materials in FLT. Therefore, this study focuses on the preparation implied by the use of such materials before they are presented to the target-audience and the effects they can have, from the beginning, in the students’ motivation. On the one hand, with more advanced levels, authentic materials are already expected by the students who, when faced with a fabricated material, could feel demotivated. On the other hand, with initiation levels, it is considered that the authentic use of the language can be too complicated, but, actually, the first contact with the foreign language is usually authentic, for example, through trips abroad or media products, such as movies, publicity or music. In this way, an analysis is presented as an empirical study, based on the lessons that were taught throughout the internship, about the role that authentic materials can have in the foreign language classroom, to meet its goals, always taking into consideration their adequacy to the target-audience and, consequently, the moment where they are used and their adaptation. Overall, the results show that the work with authentic material in the classroom can have many advantages, mainly because it is a ‘sample’ of the ‘real world’. So, the use of authentic materials can be considered a small ‘immersion’ experience in the language so that students can develop their competences in order to be better prepared for the future.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/89791
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
LilianaGuerra-versão definitiva.pdf4.37 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons