Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/89538
Título: Desafios na Comunicação das Artes
Outros títulos: Challenges on Arts’ Communication
Autor: Santos, Tiago José Miranda 
Palavras-chave: comunicação, cultura, marcas, redes sociais
Data: Ago-2015
Editora: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
Título da revista, periódico, livro ou evento: Prisma
Número: 27
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Resumo: A lógica da comunicação tem-se alterado ao longo dos últimos anos, fruto da fusão e aquisição dos grupos de comunicação, tendo-se, por um lado, eliminado a riqueza da diversidade e, por outro, centralizado a informação em agentes de comunicação de dimensão cada vez maior. Este fenómeno poderá tornar os agentes culturais reféns de uma elitização da informação, onde um nicho controla a informação passível de ser divulgada pelos grandes mídias, como a televisão, a rádio e os jornais, colocando em causa a liberdade de imprensa e o direito à informação (Llosa, 2014). Paralelamente, observou-se, em alguns casos, a emissão da comunicação dos agentes culturais e artísticos apenas para os seus próprios nichos, não diversificando a sua comunicação e por consequência não conseguindo atingir um público maior. Este artigo procura responder de que forma as vias, os canais e os sentidos da comunicação podem favorecer uma determinada prática artística ou cultural, seja pelo prestígio da crítica especializada e pela divulgação e publicidade, ou pelos efeitos colaterais da deturpação ou alteração da informação original.
URI: https://hdl.handle.net/10316/89538
ISSN: 1646 - 3153
DOI: 10.21747/16463153
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC Bibliotecas - Artigos em Revistas Nacionais

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