Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/89475
Título: A utilização de lipossomas como vetores de fármacos anticancerígenos
Autor: Pinto, Tiago Luís
Orientador: Lage, João Carlos Canotilho
Palavras-chave: Neoplasias; Lipossomas; Antineoplásicos
Data: Jul-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O cancro é a principal causa de morte nos países economicamente desenvolvidos e a segunda nos países em desenvolvimento. Estima-se que ocorreram cerca de 12,7 milhões de casos de cancro e 7,6 milhões de mortes por cancro em 2008, sendo que em Portugal é a segunda maior causa de morte. Atualmente, o objetivo da quimioterapia é o direcionamento do fármaco para o tumor, de modo a evitar interações não específicas com os tecidos sãos. Os lipossomas, surgem assim, como uma classe promissora da nanomedicina com potencial para fornecer uma quimioterapia direcionada, melhorando a eficácia e segurança do tratamento, o que se traduz numa melhoria da qualidade de vida do doente oncológico. A primeira geração de lipossomas foi utilizada no direcionamento de fármacos para os tecidos tumorais, enquanto que a segunda geração, além de permitir o direcionamento, apresentava também a capacidade para controlar a libertação do fármaco, proporcionando um maior controlo espacial e temporal da terapia. Apesar de todas estas novas alternativas de vetorização já serem estudadas há bastante tempo, não há nenhum medicamento para o tratamento do cancro no mercado que se baseie nelas, pelo que ainda existe um longo caminho a percorrer.
Cancer is the leading cause of death in economically developed countries and the second in developing countries. It is estimated about 12.7 million cancer cases and 7.6 million cancer deaths in 2008. In Portugal is the second leading cause of death. Currently, anticancer chemotherapy goal is to develop drugs with targeting abilities to avoid nonspecific interactions, namely with healthy tissues, as occurs in traditional treatments. Liposomes emerged as one of the nanomedicines with the potential to provide targeted chemotherapy directed to the tumor tissue, potentially targeting tumor tissues, improving treatment efficacy and patients life quality. The first generation of liposomes were used for local delivery, while the second generation, triggered liposomes, were also able to perform a controlled drug release providing a higher spatial and temporal control of therapy. Despite all the efforts made in this field, there is still no commercially available formulation.
Descrição: Monografia realizada no âmbito da unidade Estágio Curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, apresentada à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/89475
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FFUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
M_tiago pinto.pdf1.32 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

166
Visto em 26/mar/2024

Downloads

783
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.