Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/89380
Title: Visitas de estudo guiadas por tablets: da teoria à construção de um roteiro digital
Authors: Ribeiro, Ana Isabel
Trindade, Sara Dias
Keywords: Dispositivos móveis em educação; Visitas de Estudo; Aprendizagem em História
Issue Date: 2019
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: A formação inicial de professores nas Humanidades – Reflexões didáticas
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Numa época em que a grande maioria dos alunos estão cada vez mais associados à ”Geração Móvel” ou à ”Geração Digital”, este projeto pretende apresentar uma possível dinamização de conteúdos programáticos para visitas de estudo, com o auxílio de tablets, criando estratégias didáticas, para espaços fora da sala de aula, mais dinâmicas, motivadoras e fornecendo novas perspetivas sobre a forma como se podem hoje preparar visitas escolares a espaços históricos. Para o desenvolvimento do projeto, os conteúdos são preparados de acordo com as metas curriculares de História previstas para o 3º Ciclo do Ensino Básico e integram as diferentes fases de planeamento, realização e avaliação das visitas de estudo. Desta forma, as informações são disponibilizadas em formato digital e permitem fornecer aos docentes quer os conteúdos habitualmente requeridos para a preparação das visitas quer para a dinamização de atividades digitais de follow-up das referidas visitas, para além de um guião para as visitas propriamente ditas.
URI: http://hdl.handle.net/10316/89380
ISBN: 978-989-26-1700-8
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1701-5_5
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Reflexões Didáticas _visitas.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

53
checked on Oct 13, 2020

Download(s)

19
checked on Oct 13, 2020

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons