Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89117
Title: Reflexões sobre o combate ao racismo pela educação no Brasil: cultura universitária
Authors: Silva, Marcos Antonio Batista da 
Keywords: Racismo; Desigualdades sociais; Educação
Issue Date: 2018
Publisher: Società Italiana di Antropologia Culturale
Project: info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles 
Serial title, monograph or event: Razza, razzismi, discriminazioni razziali. Il contributo dell'antropologia culturale alla riflessione contemporanea
Place of publication or event: Roma
Abstract: A presente comunicação é derivada da tese de doutorado desenvolvida entre 2012-2016, com o título “Discursos étnico-raciais de pesquisadores (as) negros (as) na pós-graduação: acesso, permanência, apoios e barreiras”, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. O estudo fundamenta-se primeiramente na perspectiva teórica de Guimarães (2002), entendendo “raça” como uma construção social e um conceito analítico fundamental para a compreensão de desigualdades socioestruturais e simbólicas instituídas e observadas na sociedade brasileira. Segundo, adotamos uma concepção de racismo que integra as dimensões estrutural e simbólica na compreensão da produção e reprodução das desigualdades sociais (Essed,1991).No campo metodológico, utilizamos a hermenêutica de profundidade (HP), proposta por J. B. Thompson (2011). Os resultados da tese indicaram que os entrevistados enfrentaram barreiras, preconceitos, discriminação e racismo, no âmbito escolar e fora dele durante a trajetória educacional, bem como apontam algumas mudanças que propõem melhorias nas condições de vida da população negra no Brasil, muitas delas resultantes de resistência e enfrentamento dos sujeitos e de suas famílias, bem como de políticas governamentais voltadas à promoção da igualdade racial, impulsionadas pelo movimento negro (Estatuto da Igualdade Racial, políticas de ações afirmativas). Conclui-se que a presença negra na universidade, além de reduzida, é desigual e restrita a algumas áreas. O fato de que a desigualdade e a pobreza ter “raça”/cor no Brasil faz com que nossas politicas sociais, supostamente universais, terminem por obter resultados insuficientes, na medida em que não contribuem para a superação dessa ordem de desigualdade.
Description: 1° Convegno nazionale SIAC «Razza, razzismi, discriminazioni razziali. Il contributo dell'antropologia culturale alla riflessione contemporanea», Sapienza Università di Roma (Roma), 8-10 novembre 2018
URI: https://hdl.handle.net/10316/89117
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

170
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

59
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.