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https://hdl.handle.net/10316/89095
Título: | Dispositivo Iconoclástico. Sentido e negação na picturalidade modernista | Autor: | Braga, Joaquim | Palavras-chave: | Arte; Imagem; negação | Data: | 2013 | Editora: | Grácio Editor | Citação: | Braga, Joaquim, Dispositivo Iconoclástico. Sentido e negação na picturalidade modernista, In: Leituras da Sociedade Moderna. Media, Política, Sentido, Editado por Joaquim Braga e Cláudio Carvalho, Coimbra, 2013. | Projeto: | FCT | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Leituras da Sociedade Moderna | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | As vanguardas artísticas do século vinte fizeram com que a história da arte, bem como a própria filosofia, fosse confrontada com a emergência da definição do objecto de arte “imagem”. Até ali, tinha sido tarefa da teoria conceptualizar e revelar o sentido transportado pelo imagético; depois dali, é na obra de arte que essa tarefa começa por ser realizada. Ao ser acrescentada a cada forma pictural um “ponto de interrogação”, a arte distancia-se, gradualmente, do “ponto de exclamação” suscitado pela apreensão do visual como beleza da forma, elevando se, agora, a imagem à condição de imagem reflexiva. Há, na arte pictural moderna, principalmente a partir da desfiguração operada pelo abstraccionismo, uma tentativa clara de munir as configurações imagéticas de uma auto-iconoclastia – latente ou manifesta –, capaz de conduzir a experiência estético-artística a formas de diferenciação estruturais face às modalidades simbólicas convencionais. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/89095 | Direitos: | closedAccess |
Aparece nas coleções: | IEF - Livros e Capítulos de Livros |
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