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https://hdl.handle.net/10316/89094
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Braga, Joaquim | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-27T17:27:48Z | - |
dc.date.available | 2020-03-27T17:27:48Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Braga, Joaquim, Mediação e Exemplificação. Da discursividade da Chamada “Arte Interactiva”, In: Domínios e Dispositivos Técnicos, Tecnológicos e das Tecnologias e(m) Discurso: A Formação dos Conceitos, Editado por Ismara Tasso, Campinas, Editora Pontes, Colecção Linguagem e Sociedade, 2015. | pt |
dc.identifier.isbn | 8571136602 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/89094 | - |
dc.description.abstract | Se há conceito que melhor pode representar as práticas discursivas em torno dos novos meios tecnológicos, é, sem dúvida, o de “interactividade”. Pela sua abrangência semântica – e este é um dos predicados que justificam o sucesso da sua recepção –, revela-se tal conceito portador de uma tripla dimensão: relação entre médium e observador; natureza tecnológica do primeiro; tipologia das formas de mediação. É no âmbito desta última di- mensão que podemos situar o discurso da “imagem interactiva”. Nas reflexões estéticas – principalmente naquelas com um pendor teórico ligado à análise dos media –, o conceito de imagem inte- ractiva tem vindo a ganhar um primado face a outras tipologias imagéticas ainda marcadas pelo tradicional conceito de figuração. Mas, quando se analisa as inúmeras exposições teóricas sobre a chamada “arte interactiva”, o que tende a ocupar o pensamento está situado num horizonte estético que ultrapassa a vocação sensível da própria arte. É sob o signo da comunicação que as vivências e os objectos artísticos são propostos, antevendo-se em ambos – assim profetizam vários autores – uma correspondência efectiva com os ideais dialógicos de uma sociedade plenamente emancipada. A questão que aqui se pode colocar não abrange somente a depreensão do primado da comunicação sobre a sensibili- dade e, com este, a redefinição paradigmática do conceito de aisthesis. De tal primado deve igualmente redundar uma aferi- ção da nova condição imputada à sensibilidade, bem como do discurso que a legitima. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Pontes Editores | pt |
dc.relation | FCT | pt |
dc.relation.ispartofseries | Colecção Linguagem e Sociedade; | - |
dc.rights | closedAccess | pt |
dc.subject | arte | pt |
dc.subject | interactividade | pt |
dc.subject | tecnologia | pt |
dc.subject | imagem | pt |
dc.subject | sensibilidade | pt |
dc.subject | médium | pt |
dc.title | Mediação e Exemplificação. Da discursividade da Chamada “Arte Interactiva” | pt |
dc.type | article | pt |
degois.publication.location | Campinas, São Paulo | pt |
degois.publication.title | Domínios e Dispositivos Técnicos, Tecnológicos e das Tecnologias e(m) Discurso: A Formação dos Conceitos | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
degois.publication.volume | 12 | pt |
dc.date.embargo | 2015-01-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.openairetype | article | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | reserved | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | IEF - Institute for Philosophical Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Arts and Humanities | - |
Appears in Collections: | IEF - Livros e Capítulos de Livros |
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