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Título: Estudo do Impacte de uma Zona de Emissões Reduzidas em Coimbra
Autor: Gomes, Ruben José Silva
Orientador: Tchepel, Oxana Anatolievna
Dias, Daniela
Palavras-chave: Poluentes; Tráfego rodoviário; Qualidade do ar; Modelos de emissão; Modelos de qualidade do ar; Zonas de emissão reduzida; Coimbra; Pollutants; Road traffic; Air quality; Emission models; Air quality models; Low emission zones
Data: 6-Set-2016
Editora: [do autor]
Projeto: PTDC/ECM-URB/3329/2014 
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Apesar de ter melhorado a qualidade do ar em áreas urbanas nas últimas décadas, os níveis de poluição ainda continuam elevadas, causando impactos negativos na saúde humana. As emissões de poluentes do tráfego rodoviário são umas das principais razões pela degradação da qualidade do ar nas áreas urbanas. Assim, cada vez mais se tem implementado medidas com o objetivo de promover melhorias na qualidade do ar. O objetivo desta dissertação consistiu na avaliação do impacte na qualidade do ar esperado numa área urbana com a introdução de uma potencial Zona de Emissões. Para este estudo foi necessário recorrer a dois tipos de modelos. Inicialmente recorreu-se a um modelo de emissões, QTraffic, desenvolvido na Universidade de Coimbra, no qual permitiu estimar as emissões do tráfego rodoviário. Por último, utilizou-se um modelo de qualidade do ar, ADMS-Roads, para a caraterização da dispersão de poluentes. A metodologia foi aplicada à área urbana de Coimbra, mais propriamente à zona de proteção e ao património mundial. Com base nos resultados obtidos foi possível avaliar o impacte na qualidade do ar esperada com a introdução de uma Zona de Emissões Reduzidas. Constatou-se que haveria reduções nas emissões de PM10 (61%), NOx (42%) e NO2 (22%), servindo como um bom indicar na melhoria da qualidade do ar. Quanto aos resultados do modelo de qualidade do ar, ficou claro que seria de esperar melhorias na qualidade do ar com reduções máximas nas concentrações médias anuais de PM10 (1,23 μg/m3) e de NO2 (4,41 μg/m3) mas contudo, seria de esperar um impacte negativo no caso de O3. Este trabalho pretende contribuir para um melhor entendimento do impacte potencial na qualidade do ar com a aplicação de uma Zona de Emissões Reduzidas e avaliar qual seria o benefício caso uma medida deste tipo fosse aplicada à área urbana de Coimbra.
Despite improving air quality in urban areas in recent decades, pollution levels still remain high, causing negative impacts on human health. The road traffic pollutants emissions are one of the main reasons for the degradation of air quality in urban areas. So, increasingly we have implemented measures in order to promote improvements in air quality. The objective of this work was the impact assessment on air quality expected in an urban area with the introduction of a potential Emission Zone. For this study it was necessary to use two types of models. Initially resorted to an emissions model, QTraffic, developed at the University of Coimbra, which allowed us to estimate emissions from road traffic. Finally, we used a model of quality of air, ADMS-Roads, enabling to characterize the dispersion of pollutants. The methodology was applied to the urban area of Coimbra, more specifically the protection zone and the world heritage. Based on the results it was possible to assess the impact on the quality of air expected with the introduction of a Reduced Emissions Zone. It was found that there would be reductions in emissions of PM10 (61%), NOx (42%) and NO2 (22%), serving as a state in improving air quality. As for the results of the air quality model, it became clear that expected maximum reductions in the annual average concentrations of PM10 (1.23 μg/m3) and NO2 (4.41 μg/m3) but however, would expect a negative impact in the case of O3. This work aims to contribute to a better understanding of the potential impact on air quality with the implementation of a Reduced Emissions Zone and evaluate what would be the benefit if such a measure were applied to the urban area of Coimbra.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia do Ambiente apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/88813
Direitos: openAccess
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