Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88383
Title: Nutricosméticos: suplementos alimentares ou muito mais que isso?
Other Titles: NUTRICOSMETICS: FOOD SUPPLEMENTS OR MUCH MORE THAN THAT?
Authors: Caldeira, Ana Rosa Cardoso Serrano
Orientador: Loureiro, André Filipe Paiva
Lopes, Dina Maria Cordeiro
Ramos, Fernando Jorge dos
Keywords: Suplementos Alimentares; Cosméticos; Nutricosméticos; Legislação; Food Supplements; Cosmetics; Nutricosmetics; Legislation
Issue Date: 16-Sep-2019
Serial title, monograph or event: NUTRICOSMÉTICOS: SUPLEMENTOS ALIMENTARES OU MUITO MAIS QUE ISSO?
Place of publication or event: FFUC; Farmácia Estádio; Infarmed
Abstract: O conceito de beleza e de culto ao corpo existe há milhares de anos. Desde as civilizações mais antigas até aos dias de hoje que a sociedade procura incessantemente por alcançar a qualidade de vida plena: um bem-estar físico e psicológico “perfeito” de onde faz parte um conceito de beleza padronizado e imposto por ela própria. Esta crença e propósito da sociedade actual faz com que as indústrias tragam novos produtos e criem novas tendências para se, de alguma forma, a população seja satisfeita e as suas necessidades sejam colmatadas. É desta forma que surgem novos produtos como os nutricosméticos que promovem a beleza de dentro para fora através da toma de suplementos orais. Frutos da inovação e do conhecimento científico por parte da indústria farmacêutica e alimentar, estes produtos ainda constituem um termo um pouco nubloso e indefinido tanto para os consumidores, como a nível regulamentar. O que distingue estes produtos dos restantes já existentes no mercado? Constituirão uma fonte de inovação ou uma medida de marketing por parte das empresas? Onde se inserem a nível regulamentar? Qual a estratégia utilizada para a entrada dos mesmos no mercado português de da União Europeia? Estas são apenas algumas questões que pretendo explorar e dar resposta ao longo desta monografia, terminando com um estudo de caso da marca Biocyte, uma marca especializada em nutricosméticos e com bastantes produtos já colocados no mercado.O conceito de beleza e de culto ao corpo existe há milhares de anos. Desde as civilizações mais antigas até aos dias de hoje que a sociedade procura incessantemente por alcançar a qualidade de vida plena: um bem-estar físico e psicológico “perfeito” de onde faz parte um conceito de beleza padronizado e imposto por ela própria. Esta crença e propósito da sociedade actual faz com que as indústrias tragam novos produtos e criem novas tendências para se, de alguma forma, a população seja satisfeita e as suas necessidades sejam colmatadas. É desta forma que surgem novos produtos como os nutricosméticos que promovem a beleza de dentro para fora através da toma de suplementos orais. Frutos da inovação e do conhecimento científico por parte da indústria farmacêutica e alimentar, estes produtos ainda constituem um termo um pouco nubloso e indefinido tanto para os consumidores, como a nível regulamentar. O que distingue estes produtos dos restantes já existentes no mercado? Constituirão uma fonte de inovação ou uma medida de marketing por parte das empresas? Onde se inserem a nível regulamentar? Qual a estratégia utilizada para a entrada dos mesmos no mercado português de da União Europeia? Estas são apenas algumas questões que pretendo explorar e dar resposta ao longo desta monografia, terminando com um estudo de caso da marca Biocyte, uma marca especializada em nutricosméticos e com bastantes produtos já colocados no mercado.
The concept of beauty and body worship has existed for thousands of years. From the earliest civilisations to the present day, society is constantly striving to achieve full quality of life: a “perfect” physical and psychological well-being that includes a standardised and self-imposed concept of beauty. This belief and the needs of today's society causes manufacturers to bring in new products and create new trends, which can help a population to be both satisfied and have their needs met.This is how new products like nutricosmetics emerge that promote beauty from the inside out through various oral supplements. As a result of innovation and scientific knowledge by the pharmaceutical and food industry, these products include somewhat cloudy and unidentified ingredients, which is difficult for both consumers and regulators to fully understand.What distinguishes these products from other products on the market? Are they purely a result of innovation or simply a marketing measure by companies? Where is the regulatory level inserted? What is the necessary strategy for their entry into the EU market?These are just some of the questions that are intended to be explored in this monograph, and the answers will go some way towards clarifying such issues. Additionally, there will be a case study of the brand Biocyte, a brand specialising in nutricosmetics and with many products already available on the market.The concept of beauty and body worship has existed for thousands of years. From the earliest civilisations to the present day, society is constantly striving to achieve full quality of life: a “perfect” physical and psychological well-being that includes a standardised and self-imposed concept of beauty. This belief and the needs of today's society causes manufacturers to bring in new products and create new trends, which can help a population to be both satisfied and have their needs met.This is how new products like nutricosmetics emerge that promote beauty from the inside out through various oral supplements. As a result of innovation and scientific knowledge by the pharmaceutical and food industry, these products include somewhat cloudy and unidentified ingredients, which is difficult for both consumers and regulators to fully understand.What distinguishes these products from other products on the market? Are they purely a result of innovation or simply a marketing measure by companies? Where is the regulatory level inserted? What is the necessary strategy for their entry into the EU market?These are just some of the questions that are intended to be explored in this monograph, and the answers will go some way towards clarifying such issues. Additionally, there will be a case study of the brand Biocyte, a brand specialising in nutricosmetics and with many products already available on the market.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas apresentado à Faculdade de Farmácia
URI: https://hdl.handle.net/10316/88383
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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