Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/87953
Title: Relatório de Estágio
Other Titles: Traineeship Report
Authors: Gomes, Mário Sérgio de Melo Nogueira Figueiredo
Orientador: Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge
Keywords: Estágio; Física; Química; Educação; Smartphone; Trainship; Physics; Chemistry; Education; Smartphone
Issue Date: 26-Sep-2019
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio
Place of publication or event: DF e DQ
Abstract: O Relatório de Estágio aqui apresentado é resultado do trabalho desenvolvido pelo aluno estagiário, Mário Gomes, no âmbito da disciplina “Estágio Pedagógico e Relatório” entre setembro de 2018 e junho de 2019, período durante o qual acompanhou duas turmas de Física e Química A (10º e 11º ano) da Escola Secundária Infanta D. Maria.A Orientação Científica do Estágio foi assegurada pelos professores doutores Décio Martins e Sérgio Rodrigues, ficando a cargo da orientadora cooperante, professora Paula Branquinho, o acompanhamento pedagógico do estágio.Atendendo ao facto de os Projetos de Investigação Educacional terem sido desenvolvidos em estreita relação com o estágio, também eles são objeto deste documento.O presente relatório contempla uma introdução e 5 capítulos: Enquadramento Geral, Componente de Física, Componente de Química, Componente não letiva e Reflexão Final. Ao longo dos mesmos, procura-se efetuar uma síntese crítica e reflexiva daquilo que foi o trabalho desenvolvido pelo aluno estagiário e respetivo núcleo de estágio ao longo de um ano letivo, o qual constituiu o seu primeiro contacto com a prática letiva, o funcionamento de uma escola e os desafios a elas inerentes.Tratando-se de uma experiência inteiramente nova para o aluno estagiário, a colaboração da professora cooperante, bem como dos restantes professores do Grupo de Ciências Físico-Químicas foi de uma importância fundamental, permitindo que o estagiário alargasse as atividades desenvolvidas a diversas turmas, explorando questões prementes no Ensino da Física e da Química, de onde se destaca o uso didático de smartphones no ensino destas ciências.
The Trainee Report presented here is the result of the work developed by the Trainee Student, Mário Gomes, under the unit “Pedagogical Traineeship and Report”, which took place between September 2018 and June 2019. During this period, the trainee teacher followed two Physics and Chemistry Classes of High School Infanta D. Maria: one of the 10th and one of the 11th grade.Professor Décio Martins and Professor Sérgio Rodrigues were responsible for the traineeship’s scientific guidance, while the pedagogical guidance was conducted by the cooperating advisor, teacher Paula Branquinho.Given the fact that the Pedagogical Research Projects were developed in strict connection with the traineeship, they are all object of this document.This report consists of an introduction and 5 chapters: General Framework, Physics component, Chemistry component, Nonteaching Component and Final Reflection. Throughout them, we try to accomplish a critical synthesis of what was the work developed by the trainee student and his trainee core over a school year that constituted his first contact with teaching practice, the way the school operates and challenges inherent to it.Being a completely new experience for the trainee teacher, the collaboration of the cooperating teacher, as well as the remaining teachers of the Physical and Chemical Sciences Group, was of fundamental importance, allowing that the trainee teacher widened the developed activities to different classes, exploring pressing issues concerning the teaching of Physics and Chemistry, where we can highlight the didactic use of smartphones in the teaching of these sciences.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/87953
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio_Final.pdf24.23 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

46
checked on Jul 9, 2020

Download(s)

169
checked on Jul 9, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons