Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87953
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Sérgio Paulo Jorge-
dc.contributor.authorGomes, Mário Sérgio de Melo Nogueira Figueiredo-
dc.date.accessioned2019-11-18T23:28:37Z-
dc.date.available2019-11-18T23:28:37Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.date.submitted2019-11-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/87953-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO Relatório de Estágio aqui apresentado é resultado do trabalho desenvolvido pelo aluno estagiário, Mário Gomes, no âmbito da disciplina “Estágio Pedagógico e Relatório” entre setembro de 2018 e junho de 2019, período durante o qual acompanhou duas turmas de Física e Química A (10º e 11º ano) da Escola Secundária Infanta D. Maria.A Orientação Científica do Estágio foi assegurada pelos professores doutores Décio Martins e Sérgio Rodrigues, ficando a cargo da orientadora cooperante, professora Paula Branquinho, o acompanhamento pedagógico do estágio.Atendendo ao facto de os Projetos de Investigação Educacional terem sido desenvolvidos em estreita relação com o estágio, também eles são objeto deste documento.O presente relatório contempla uma introdução e 5 capítulos: Enquadramento Geral, Componente de Física, Componente de Química, Componente não letiva e Reflexão Final. Ao longo dos mesmos, procura-se efetuar uma síntese crítica e reflexiva daquilo que foi o trabalho desenvolvido pelo aluno estagiário e respetivo núcleo de estágio ao longo de um ano letivo, o qual constituiu o seu primeiro contacto com a prática letiva, o funcionamento de uma escola e os desafios a elas inerentes.Tratando-se de uma experiência inteiramente nova para o aluno estagiário, a colaboração da professora cooperante, bem como dos restantes professores do Grupo de Ciências Físico-Químicas foi de uma importância fundamental, permitindo que o estagiário alargasse as atividades desenvolvidas a diversas turmas, explorando questões prementes no Ensino da Física e da Química, de onde se destaca o uso didático de smartphones no ensino destas ciências.por
dc.description.abstractThe Trainee Report presented here is the result of the work developed by the Trainee Student, Mário Gomes, under the unit “Pedagogical Traineeship and Report”, which took place between September 2018 and June 2019. During this period, the trainee teacher followed two Physics and Chemistry Classes of High School Infanta D. Maria: one of the 10th and one of the 11th grade.Professor Décio Martins and Professor Sérgio Rodrigues were responsible for the traineeship’s scientific guidance, while the pedagogical guidance was conducted by the cooperating advisor, teacher Paula Branquinho.Given the fact that the Pedagogical Research Projects were developed in strict connection with the traineeship, they are all object of this document.This report consists of an introduction and 5 chapters: General Framework, Physics component, Chemistry component, Nonteaching Component and Final Reflection. Throughout them, we try to accomplish a critical synthesis of what was the work developed by the trainee student and his trainee core over a school year that constituted his first contact with teaching practice, the way the school operates and challenges inherent to it.Being a completely new experience for the trainee teacher, the collaboration of the cooperating teacher, as well as the remaining teachers of the Physical and Chemical Sciences Group, was of fundamental importance, allowing that the trainee teacher widened the developed activities to different classes, exploring pressing issues concerning the teaching of Physics and Chemistry, where we can highlight the didactic use of smartphones in the teaching of these sciences.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSmartphonepor
dc.subjectTrainshipeng
dc.subjectPhysicseng
dc.subjectChemistryeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSmartphoneeng
dc.titleRelatório de Estágiopor
dc.title.alternativeTraineeship Reporteng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDF e DQ-
degois.publication.titleRelatório de Estágiopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202308995-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGomes, Mário Sérgio de Melo Nogueira Figueiredo::0000-0002-2551-8813-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriGil, Francisco Paulo de Sá Campos-
uc.degree.elementojuriSilva, Manuela Ramos Marques da-
uc.degree.elementojuriLapo, Maria Emília Dias Gonçalves Azenha-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Sérgio Paulo Jorge-
uc.contributor.advisorRodrigues, Sérgio Paulo Jorge-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCQC - Coimbra Chemistry Centre-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-4640-7039-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio_Final.pdf24.23 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

210
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

711
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons