Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87783
Título: Entrevista com Boaventura de Sousa Santos para ANPEd/Brasil
Autor: Santos, Boaventura de Sousa 
Oliveira, João Marcos Veiga de
Süssekind, Maria Luiza
Data: 14-Out-2019
Editora: ANPEd
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Brasileira de Educação
Volume: 24
Local de edição ou do evento: Rio de Janeiro
Resumo: Conferencista convidado para a abertura da 39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Boaventura de Sousa Santos, português, nascido em 15 de novembro de 1940, é professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É também diretor do Centro de Estudos Sociais e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa - ambos da Universidade de Coimbra. Boaventura concedeu longa entrevista ao jornalista da ANPEd João Marcos Veiga sobre o contexto que vivemos de ataques à democracia, educação e pesquisa, sublinhando o tema de sua conferência e a importância de nosso encontro enquanto espaço de conhecimento livre e resistência criativa. Tendo sido um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial e fundador da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) - proposta que contará com assinatura de convênio e sessão pública na reunião da ANPEd -, Boaventura hoje concentra seus estudos na globalização contra-hegemônica e na luta pela justiça cognitiva global, que subjaz ao seu conceito de epistemologias do Sul (Santos, 2016). No Projeto ALICE, Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas, pretende dar continuidade à reinvenção da emancipação social repensando e renovando o conhecimento científico-social à luz das epistemologias do Sul com o objetivo de desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social. Também poeta e rapper, o bem-humorado e gentil professor tem longa trajetória de pesquisas e lutas no Brasil. Por isso, ciente da gravidade da situação e da urgência de pensar e agir, defender a democracia e a educação e, sobretudo, “enfrentar a injustiça histórica do colonialismo, que hoje continua sob a forma de racismo, de discriminação racial, que tem excluído os jovens negros de uma educação de qualidade, sobretudo universitária”, compartilha seus pensamentos conosco nesta entrevista.
URI: https://hdl.handle.net/10316/87783
ISSN: 1809-449X
1413-2478
DOI: 10.1590/s1413-24782019240053
Direitos: openAccess
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