Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87594
Título: O ensino do texto argumentativo a alunos do 9.° ano de escolaridade: estratégias colaborativas e do SRSD
Autor: Prata, Maria José Bernardo 
Orientador: Festas, Isabel
Silva, Helena
Palavras-chave: ensino da escrita textual; argumentação escrita; self-regulated strategy development; contextos colaborativos; estratégia do jigsaw
Data: 29-Jan-2019
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/84264/2012/PT/COMPOSIÇÃO ESCRITA DO TEXTO ARGUMENTATIVO: ENRIQUECIMENTO LEXICAL E DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS 
Resumo: A escrita de textos é essencial para a aprendizagem escolar e a sua avaliação, decisiva para a vida adulta e para a participação política nas sociedades democráticas. Todavia, a escrita e, em particular, a escrita da argumentação, é uma tarefa cognitivamente complexa e exigente, pelo que muitos alunos apresentam falhas estruturais nesta habilidade. Em conformidade com as orientações curriculares da disciplina de Português para o 9.° ano de escolaridade, o principal objetivo da atual tese de doutoramento é o ensino de estratégias cognitivas para a escrita da argumentação. Para tal, desenvolvemos um programa instrucional que associou a estratégia cooperativa do jigsaw às estratégias de escrita do programa Self-Regulated Strategy Development (SRSD), assumindo nós a sua eficácia para o ensino da escrita textual que tem sido demonstrada em estudos anteriores. Na primeira parte da presente tese, expomos os fundamentos teóricos do nosso programa de treino. No seu primeiro capítulo, apresentamos alguns modelos sobre o processo cognitivo da escrita textual e expomos os princípios teóricos do SRSD. No segundo, refletimos sobre os princípios teóricos subjacentes às pedagogias centradas no aluno e dilucidamos as suas vantagens em comparação com abordagens à aprendizagem individual. O terceiro capítulo centra-se na escrita da argumentação como uma situação de resolução de problemas e explora duas abordagens ao seu ensino, a cognitiva que preconiza a instrução explícita de estratégias de escrita e a social que defende a sua prática em enquadramentos dialógicos. Na segunda parte desta tese, reportamos o estudo quase-experimental com uma condição de comparação (n = 109 alunos) e outra experimental (n = 121 alunos) e metodologia de pré, pós-teste e prova de manutenção, que realizámos no ano letivo de 2013/2014 em três agrupamentos do 3.° ciclo do Ensino Básico. Numa ação de formação profissional sobre o SRSD, e específica a cada condição, preparámos as sete professoras que lecionaram as duas fases do nosso programa de treino. Na sua primeira fase, da 1.ª à 5.ª sessão, todos os alunos participantes do 9.º ano de escolaridade aprenderam as estratégias do SRSD para a escrita da argumentação. Da 6.ª à 10.ª sessão da fase seguinte, os alunos da condição de comparação trabalharam individualmente nas tarefas de pré-escrita, enquanto os seus colegas da condição experimental praticaram as habilidades da argumentação no contexto cooperativo do jigsaw. A análise multinível dos dados encontrou diferenças estatisticamente significativas, com aumento da qualidade argumentativa e dos elementos estruturais da tipologia estudada, a favor dos alunos da condição experimental, enquanto os colegas da condição revelaram de comparação apresentaram ganhos muito modestos Os nossos resultados mostram que o programa que combinou as estratégias, a cooperativa do jigsaw e as do SRSD para a escrita do texto argumentativo, e foi treinado na condição experimental, teve um impacto positivo no desenvolvimento das habilidades da argumentação escrita dos alunos intervencionados. Por fim, discutimos os resultados apresentados, as limitações do estudo e indicamos sugestões para futuras investigações.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/87594
Direitos: openAccess
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