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https://hdl.handle.net/10316/87544
Título: | Promoção de estilos de vida saudáveis: uma distinção social? | Outros títulos: | Promotion of healthy lifestyles: a social distinction? | Autor: | Saraiva, Pedro | Palavras-chave: | Consumo; Saúde; Estilos de vida; Distinção social; Consumption; Health; Lifestyles; Social distinction | Data: | 2019 | Editora: | CICS.NOVA | Projeto: | SFRH/BD/137480/2018 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Forum Sociológico [Online] | Número: | 34 | Local de edição ou do evento: | Lisboa | Resumo: | Nas sociedades capitalistas actuais, os estilos de vida saudável, assim como a ideia de “corpo ideal”, como sinal desses estilos, são promovidos através de elaboradas estratégias de marketing. Até que ponto se pode falar em distinção social entre classes na promoção destes estilos de vida ? Numa breve reflexão, baseada em literatura científica existente nesta área, discute-se a questão da distinção social na promoção de estilos de vida saudável, com especial enfoque na frequência de ginásios.
Num primeiro momento o debate teórico incide sobre as “sociedades de consumo” e a promoção de estilos de vida saudável. Num segundo momento, apresentam-se e discutem-se estudos empíricos que mostram como a distinção social neste âmbito é uma realidade e outros que apontam para a massificação dos produtos e serviços associados aos estilos de vida saudável chegando hoje a um grande número de consumidores com recursos culturais ou económicos variáveis.
Conclui-se que a resposta à questão inicial não é unívoca, mas que são notórios os esforços do Capitalismo para que a busca por um corpo perfeito e um estilo de vida saudável se difunda por todas as classes sociais. In today's capitalist societies, healthy lifestyles, as well as the idea of "ideal body" as a sign of these styles, are promoted through elaborate marketing strategies. To what extent can one speak of social distinction between classes in the promotion of these lifestyles? In a brief reflection, based on scientific literature in this area, we discuss the issue of social distinction in promoting healthy lifestyles, with special focus on gymnasium attendance. At first, the theoretical debate focuses on "consumer societies" and the promotion of healthy lifestyles. In a second moment, empirical studies are presented and discussed that show how the social distinction in this scope is a reality and others that point to the massification of the products and services associated to the healthy lifestyles reaching today a large number of consumers with cultural or economic resources. It is concluded that the answer to the initial question is not univocal, but that the efforts of Capitalism are notorious so that the search for a perfect body and a healthy lifestyle diffuses through all social classes. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/87544 | ISSN: | 0872-8380 2182-7427 |
DOI: | 10.4000/sociologico.4908 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais |
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