Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/87399
Title: Animação turística como elemento da gestão hoteleira em centros históricos: O caso dos centros históricos Património Mundial de Coimbra, Évora e Porto
Authors: Pinheiro, António José Freire Pires 
Orientador: Santos, Norberto Nuno Pinto dos
Keywords: turismo; hotelaria; alojamento; animação; centro histórico; património mundial; Coimbra; Évora; Porto
Issue Date: 21-Nov-2018
Abstract: O presente trabalho propõe-se a tratar a problemática da animação turística na ótica das influências e conexões com os estabelecimentos que prestam alojamento a turistas. Em termos concetuais, o cenário de análise será limitado ao turismo urbano, com especial enfoque nos produtos culturais e na eventual valia da classificação de Património Mundial atribuída aos centros históricos. Partindo do princípio que a animação turística é uma componente crucial para atrair e reter os turistas num determinado destino turístico, procura-se perceber de que modos os alojamentos turísticos contribuem para essa componente ou beneficiam dela. Procura-se demonstrar essa situação efetuando um estudo de três cidades portuguesas, todas elas detentoras da classificação da UNESCO: Coimbra, Évora e Porto. A primeira parte do trabalho é dedicada à teorização, através de bibliografia específica, sobre as problemáticas das cidades, património e turismo. Numa primeira instância, procura-se efetuar um percurso teórico que parte da formação dos centros históricos até à sua refuncionalização como territórios onde o lazer assume especial preponderância. Em seguida, observa-se o sistema turístico, destacando-se a importância específica do alojamento e da animação. Finalmente, observam-se os mercados turísticos na ótica do consumidor e da sua experiência. Esta teorização sustenta a segunda parte do trabalho onde através dos estudos de caso dos centros históricos de Coimbra, Porto e Évora se procura compreender de que modo os estabelecimentos que prestam serviços de alojamento a turistas – empreendimentos turísticos e alojamento local - influenciam os seus hóspedes na experiência que estes têm na cidade. Em termos metodológicos, a opção incidiu num estudo abrangente atuando sobre a oferta e procura turística. Em termos da oferta, foram realizadas entrevistas aos gestores dos alojamentos, um inquérito por questionário aos rececionistas e efetuado um levantamento da comunicação na Internet desses alojamentos sobre atividades de animação nas respetivas cidades. Do lado da procura, aplicou-se um inquérito por questionário aos hóspedes dos mesmos alojamentos. Os resultados corroboram a literatura existente em termos de permitir constatar que os alojamentos têm um impacto relevante nas opções que os hóspedes tomam de visitação no destino. Sobretudo, destaca-se o papel dos rececionistas como figura-chave no processo de prestação de informação e de influência da experiência turística. Não obstante o crescente uso de novas tecnologias que asseguram uma maior autonomização do turista planeamento da experiência em cidades, a figura do rececionista representa, ainda, uma fonte de informação e aconselhamento que é seguido com frequência. As vantagens para os alojamentos das ligações que efetuam com a animação turística são reais e relativamente aceites, contudo, assinala-se que este é um campo de ação ainda bastante negligenciado pelos gestores, que assim desperdiçam um potencial de receitas. Finalmente, em relação à valia da classificação de Património Mundial, as evidências demonstram que esta exerce alguma influência na notoriedade das cidades e no processo de decisão do turista. No entanto, a consciencialização do potencial desta marca da UNESCO ainda aparenta ser negligenciado pelo alojamento turístico.
The present work proposes to deal with the issue of tourist animation in terms of the influence and connections with the companies that provide accommodations to tourists. In conceptual terms, the analysis scenario will be limited to urban tourism, with a special focus on cultural products and the eventual value of the World Heritage classification that some historical centers receive. Assuming that tourist animation is a crucial component in attracting and retaining tourists in a tourist destination, it is sought to understand the ways in which tourist accommodation contributes to or benefits from this component. It is tried to demonstrate this situation by carrying out a study of three Portuguese cities, all of them holding the UNESCO classification: Coimbra, Évora and Porto. The first part of the work is dedicated to theorizing, through a specific bibliography, on the problems of cities, heritage and tourism. Firstly, it is sought to make a theoretical course that starts from the formation of the historical centers until their new functionalization as territories where the leisure takes on special preponderance. Then, the tourism system is observed, highlighting the specific importance of accommodation and animation. Finally, the tourist markets are viewed from the point of view of consumers and their experience. This theory supports the second part of the work where through the case studies of the historical centers of Coimbra, Porto and Évora it tries to understand how the companies that provide services of accommodations to tourists – hotels and “alojamento local” - influence their guests in the experience they have in the city. In methodological terms, the option focused on a comprehensive study on tourism supply and demand. In terms of the offer, were made: interviews conducted with companies managers, a survey by questionnaire to the front-desk staff and a survey about the online communication, of these accommodation, about animation in the respective cities. On the demand side, a questionnaire survey was applied to the guests. The results corroborate the existing literature in terms of showing that the accommodations have a relevant impact on the options that the guests take when visiting the destination. The role of the front-desk staff as key figure in the process of providing information and influencing the tourist experience is highlighted. Despite the increasing use of new technologies that ensure greater autonomy of the tourist planning experience in cities, the figure of the front-desk staff is still a source of information and advice that is often followed. The advantages for the accommodation about the connections that are made with the tourist animation are real and relatively accepted. However, it is pointed out that this is a field of action still quite neglected by the managers, who thus waste a revenue potential. Finally, in terms of the value of the World Heritage classification, the evidence shows that it has some influence on the notoriety of the cities and the tourist decision process. However, awareness of the potential of this UNESCO brand still seems to be neglected by tourist accommodation.
Description: Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, no ramo de Turismo e Desenvolvimento apresentada ao Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/87399
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Teses de Doutoramento

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