Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/87393
Título: O Ensino das Estratégias de Compreensão de Textos: Inferência, Antecipação, Seleção e Verificação
Autor: Büchler, Adriana Alves
Orientador: Festas, Isabel
Palavras-chave: Estratégias de Compreensão de Texto; Ensino; EJA; Text Comprehension Strategies; Teaching
Data: 6-Dez-2019
Resumo: O presente estudo tratou do processo de compreensão de texto, com o objetivo principal de investigar a eficácia do ensino de estratégias de compreensão, entre os alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Brasil, especialmente as que permitem passar do nível da microestrutura para o da macroestrutura até chegar ao modelo de situação, mais precisamente, as de inferência, antecipação, seleção e verificação através do Programa de Ensino das Estratégias de Compreensão de Texto (PEECT). Para tanto, procurou-se: verificar se o ensino de estratégias facilita a compreensão dasvariadas formas de textos narrativos,permitindo a obtenção da ideia principal veiculada pelo autor, tanto implícita como explicitamente; elaborar um Programa de Ensino das Estratégias de Compreensão de Textos (PEECT), que ajude o aluno/leitor a compreender textos; analisar a eficácia desse PEECTnos exercícios de compreensão textual, verificando se as dificuldades do aluno/leitor podem ser superadas a partir do uso consciente das estratégias; conhecer a opinião dos alunos e professores sobre a aplicabilidade do PEECT em todas as disciplinas beneficiando o aluno/leitor com estratégias que lhe deem mais autoconfiança e prazer no ato da leitura do texto. Esse Programa surgiu a partir das fundamentações teóricas baseadas na Psicologia e na Linguística que realçam o papel das estratégias. Recorreu-se a um estudo quase experimental com realização de pré e pós-testes com dois grupos (de controle e experimental). Ao grupo experimental foi ministrado o PEECT enquanto ao grupo de controle se explicou a importância deler um texto com compreensão, sem falar do PEECT. Os resultados apontaram para avalidação do PEECT apresentado, no pós-teste, os alunos do grupo experimental tiveram resultados significativamente superiores aos do grupo de controle. Assim, este estudo contribui com uma prática pedagógica significativa para a leitura de diversos textos através do PEECT,a fim de formar leitores conscientes e críticosnas suas aprendizagense na compreensão textual.
The present study dealt with the process of text comprehension and its main aim is to investigate the effectiveness of teaching comprehension strategies, among students of secondary education for youth and adults (EJA) in Brazil, especially those that allow students to pass from the microstructure level to the macrostructure level, until they reach the situation model, more precisely, inference, anticipation, selection and verification strategies, through the Teaching Program of Text Comprehension Strategies (PEECT). To this end, it was sought: to verify if the teaching of strategies facilitates the understanding of different forms of narrative texts, allowing the attainment of the main idea conveyed by the author, both implicitly and explicitly; to develop a Teaching Program of Text Comprehension Strategies (PEECT) that helps the student/reader to understand texts; to analyse the effectiveness of the PEECT in text comprehension tasks, verifying if the difficulties of the student/readercan be overcome by using the strategies consciously; to know the opinion of students and teachers about the applicability of the PEECT in all school subjects, thus benefiting the student/reader with strategies that give him more self-confidence and pleasure in the act of reading a text. This Program emerged from theoretical foundations based on Psychology and Linguistics that highlight the role of strategies. A quasi-experimental study was used, with pre and post-test, with two groups (control and experimental). The experimental group was taught the PEECT, whereas the control group was explained the importance of reading a text with comprehension, without mentioning the PEECT. The results pointed to the validation of the PEECT presented, since in the post-test the students in the experimental group had significantly superior results than those in the control group. Therefore, this study contributes with a significant pedagogical practice to reading of several texts through the PEECT, in order to create conscious and critical readers in their learning and in text comprehension.
Descrição: Tese de Doutoramento do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação, em associação entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/87393
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
O Ensino das Estratégias de Compreensão de Textos.pdf5.21 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

502
Visto em 14/mai/2024

Downloads 20

3.992
Visto em 14/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.